segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Janeiro de 2012 é o melhor janeiro em transplantes de órgãos desde 1998


Doao_2012O Ceará segue no primeiro mês de 2012 o ritmo acelerado de realização de transplantes de órgãos e tecidos de 2011, ano em que foram realizados 1.295 transplantes, o maior número da história do Estado. Em janeiro, até esta segunda-feira (30) já foram feitos 92 transplantes. Com esse número, é o melhor mês de janeiro desde 1998, quando a Central de Transplantes foi implantada na Secretaria da Saúde do Estado. Em janeiro do ano passado, mesmo num ano recordista, ficou em 78 o total de transplantes ver tabela abaixo com os números de janeiro e ainda anuais. 

De 1998 a 2001 o Ceará transplantava coração, rins e córneas. A partir de 2003 passou a realizar também transplante de fígado. A diversificação e as inovações são um dos fatores decisivos nos recordes sucessivos de transplante dos últimos anos. Em 2008, o Hemoce, unidade da rede estadual, num trabalho integrado com o Hospital Wálter Cantídio, do governo federal, passou a realizar transplante de medula autólogo. No ano seguinte outra inovação, com o Hospital Geral de Fortaleza, também da rede estadual, incluindo na rotina da alta complexidade transplantes de pâncreas e fígado. Em 2011, outra importante inovação: o Hospital de Messejana, unidade do governo do Estado referência em pneumologia e cardiologia, além de realizar transplante de coração passa a transplantar pulmão. Tornou-se o primeiro e único Estado das regiões Norte e Nordeste a fazer transplante de pulmão.

Ao longo dos 13 anos da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado e assim de dados organizados da doação e transplantes de órgãos e tecidos, outros fatores se somam as inovações e ao trabalho qualificado das equipes transplantadoras e  das equipes intra-hospitalares na conquista de números crescentes. Por exemplo, os investimentos em equipamentos modernos e na captação de órgãos fora do Estado independente do dia e do horário. Há três anos a Sesa adquiriu quatro eletroencefalogramas digitais para o diagnóstico da morte encefálica, que contribuem para a equipe de profissionais da Central de Transplantes reforçada com mais seis médicos e técnicos de apoio. Através do serviço de aeronave liberado pela Casa Civil, são captados órgãos em outros Estados, especialmente rins e fígado.

Em janeiro do ano passado, mesmo num ano recordista, ficou em 78 o total de transplantes - ver tabela abaixo com os números de janeiro e ainda anuais.

Ano
Janeiro
Anual
1998
12
173
1999
28
190
2000
32
272
2001
19
202
2002
27
296
2003
43
420
2004
46
559
2005
42
519
2006
18
446
2007
53
654
2008
48
742
2009
72
760
2010
80
872
2011
80
1.295
2012
92
92*
* até 30 de janeiro
Fonte: Central de Transplantes do Estado do Ceará





Raimundo Doido no FD diz que oposição TÁ ERRADA




Fonte: Radio Regional de Ipu

Ordem de Serviço para o Roteiro da Fé será assinada nesta segunda-feira (30)


RoteiroFSerá assinada nesta segunda-feira (30), pelo secretário das Cidades Camilo Santana, a ordem de serviço para as obras de implantação do Roteiro da Fé, no município de Juazeiro do Norte, na região do Cariri. A execução das obras compreende a urbanização de vias e praças da cidade, além de arquitetura e paisagismo do local. No total serão investidos R$ 4,7 milhões. A solenidade está marcada para às 19 horas na Praça dos Romeiros, durante a festa de Nossa Senhora das Candeias.

De acordo com o secretário Camilo Santana, a obra tem como objetivo a estruturação de um roteiro de peregrinação, que irá promover o turismo religioso na região, por meio da reforma das áreas de entorno das igrejas localizadas no centro de Juazeiro do Norte. Do montante de investimentos, uma parcela será voltada também para projetos de sinalização indicativa.
Os principais pontos beneficiados com as obras da ordem de serviço serão as áreas do entorno da Capela do Socorro, envolvendo desde a Praça do Memorial Padre Cícero até a Igreja, praças da Igreja dos Salesianos, Santuário dos Franciscanos e o São Miguel. Os espaços escolhidos serão requalificados afim de gerar mais atrativos para a visitação dos peregrinos. Esta é uma das ações do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central, programa desenvolvido pela SCidades.

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Prefeito Sávio Pontes realiza reunião com os Presidentes dos Blocos de Ipu


Na noite dessa segunda-feira (23/01) foi realizada no gabinete do prefeito Sávio Pontes, uma reunião com os principais dirigentes e organizadores dos blocos de Ipu. A reunião foi realizada com o propósito de organizar e combinar os detalhes finais do Carnaipu 2012!
Ficou definido que os blocos irão desfilar na sexta e na segunda-feira de carnaval. Ficando o sábado, domingo e a terça-feira para os foliões em geral.

As atrações se apresentarão na seguinte ordem:
Sexta-Feira: Chicabana
Sábado: 
Axé Pop
Domingo: Solteirões Elétrico
Segunda-feira: Garota Safada
Terça-feira: Prabalá.

O trioelétrico ficará concentrado na Praça da Estação e dará a volta nas Ruas Cel. Félix e Cel. Liberalino.
Não esquecendo que teremos este ano, a participação dos blocos (sem desfilar) Barbudim, Cara Latada das Pedrinhas e É Bom D+ do Cafute.

A organização ficou com Adriano Melo, Ariela, Dmar Bárbara, Magela e Rodrigues Neto por parte da prefeitura. Cada bloco terá um representante para colaborar com a organização.

Foto: ilustrativa 


Durante o dia, o novo restaurante da Bica de Ipu estará aberto para visitantes e uma bandinha com marchinhas fará a animação dos foliões.




Fonte: Radio Regional 

CACIQUES DO PRB ESTÃO FECHADOS COM SÁVIO, MAS SERGINHO RUFINO QUER SER O VICE INDICADO POR TOINHA CARLOS.



A ex-Prefeita Toinha Carlos está sendo alvo de inúmeros comentários políticos nesses últimos dias. A questão está em volta do posicionamento político de Toinha quanto às próximas eleições e a insistência de setores da oposição para que a mesma lance seu filho, Diego Carlos, como candidato a Prefeito.
O Blog do KT crava aqui a afirmação que a família Carlos e os caciques do partido que Toinha preside, o PRB, estão fechados com o projeto de reeleição do Prefeito Sávio Pontes (PMDB), como foi reconfirmado e sacramentado em reunião realizada na última segunda-feira. Quanto a Toinha, a mesma demonstra suas já tradicionais indecisões de ordem unicamente pessoais. O Blog do KT também crava que Toinha, pelas mesmas questões de saúde familiar do seu esposo Zezé Carlos as quais a tiraram da sucessão municipal em 2008, não entrará de corpo e alma na campanha que se aproxima.
Mas um fato se consolidou efetivamente nos últimos dias. Já é explícito o interesse do presidente do PCdoB de Ipu, Sergio Rufino, de ser o Vice de uma possível candidatura de Diego Carlos. O irmão do saudoso vereador Nilson Rufino, que não despertou (ou seja, não colou) a paixão do eleitorado Pica Pau e aparentemente já descarta de vez o apoio da ex-Prefeita Corrinha do Torrim, tem insistido em um projeto pessoal em conjunto com Toinha. O padrinho dessa estratégia são, além do Vice Prefeito Dr. Luiz(PMDB), alguns empresários locais.
Não são as águas de Março, mas é um nevoeiro  que  se dissipa e mostra realmente onde cada um quer e pode de fato chegar.



Fonte : blog do KT

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Os Blocos de Ipu 2012 ! !


  
O Bloco Me leve  já e um bloco consolidado com os jovens Ipuenses . acarreta um vasto publico tanto no Municípios vizinho  como na capital Cearense  todo ano tem novidade neste bloco que no ano de 2011 foi o maior em Publico.




O Bloco Papalalau e outro bloco consolidado pelos jovens mais o bloco tem sua particularidade acarreta muita gente de mais idade tendo também simpatizantes em Fortaleza. 



O Bloco Voa Voa e novo na pista  ele e composto pelo extinto caçacana  que sua ultima  aparição foi no  Carnaipu 2011. também fazendo parte alguns  ex-Me leve e ex-arroxa. 


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Perfil do endividado ! !


A maioria das famílias brasileiras endividadas possui renda inferior a 10 salários mínimos e justifica o acúmulo de débitos pelas compras excessivas no cartão de crédito, pagamentos de carnês e crédito pessoal. Estas são algumas das conclusões da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), apurada mensalmente, em todos os estados, pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e divulgada em abril de 2011.
Renda comprometida com dívidas aumentou entre as famílias endividadas: de 28,7% em abril de 2010 para 29,4% em abril de 2011Ampliar
  • Renda comprometida com dívidas aumentou entre as famílias endividadas: de 28,7% em abril de 2010 para 29,4% em abril de 2011
Por família, a instituição entende todas as pessoas residentes de uma mesma casa. Dos 17.800 consumidores consultados, 64,8% consideram-se endividados. Mas há esperança: destes, apenas 8,4% disseram não ter condições de pagar suas contas.
Confira mais resultados da pesquisa no infográfico abaixo:
- 15,3% das famílias se consideraram muito endividadas em março de 2011, contra 14,5% em março de2010.
- 71,6% das famílias endividadas apontam o cartão de crédito como um de seus principais tipos de dívida, seguidos de 21,9% com carnês e 10,6% com financiamento de carros.
- O tempo médio de atraso, dentre as famílias com contas ou dívidas atrasadas, aumentou de 57,8 dias em 2010, para 58,6 dias em 2011.
- 29,0% das famílias endividadas estão comprometidas com débitos por até três meses, e 28,1% por mais de um ano.

Fonte:
Confederação Nacional do Comércio (CNC)

Fonte: Gov.Federal    Ibiapaba

Idoso é preso sob acusação de ter aliciado uma menor de 11 anos


Após receber denuncias de vizinhos um idoso de 69 anos foi preso pelos agentes do Pró Cidadania de Ipu em flagrante dentro de sua residência com uma menor de 11 anos de idade.

De acordo com informações dos agentes do Pró Cidadania, o aposentado Bonifácio Ribeiro, de 69 anos, foi preso sob acusação de tentar abusar sexualmente de uma menina de 11 anos, residente na José Carvalho de Aragão, Alto da Boa Vista em Ipu. O Fato teria acontecido por volta das 21h da noite de ontem, domingo, (22/01)

Ainda segundo informações, a denúncia partiu de vizinhos, que acionaram o Pró Cidadania após desconfiar do comportamento do idoso com a criança dentro de sua casa.

A mãe da criança disse, ao IN na delegacia, não conhecer o acusado, Ela disse ainda que todos a noite a filha saía de casa para brincar com os colegas na rua e na noite de ontem, começou a desconfiar a demora da mesma. A criança de iniciais F.R. de 11 anos de idade, foi amparada pelo Conselho Tutelar de Ipu e segundo eles, ela estava muito assustada. De acordo com o Conselho Tutelar o homem não teria consumado o estrupo, porém irá responder por tentativa de estrupo e cárcere privado. Ele encontra-se preso na Cadeia Pública onde espera por julgamento.


Fonte: Ipu Noticias 

domingo, 22 de janeiro de 2012

Planalto confirma: Mercadante assumirá Educação


Aloizio Mercadante deixa Ciência e Tecnologia e assume Educação
Aloizio Mercadante deixa Ciência e Tecnologia e assume Educação
A presidente Dilma Rousseff deu início à reforma ministerial nesta quarta-feira. Nota divulgada pelo Palácio do Planalto oficializou a saída de Fernando Haddad do cargo de ministro da Educação e sua substituição por Aloizio Mercadante, atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Haddad é pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PT. Para o lugar de Mercadante irá o atual presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp.
"Haddad precisava sair. Ele já está completamente mergulhado nas atividades de campanha", disse ao site de VEJA um interlocutor da presidente Dilma sob a condição de anonimato.
Indicado pelo ex-presidente Lula, Mercadante não chegou ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em uma situação privilegiada. Porém, viajou muito com a presidente nos últimos meses, o que proporcionou uma aproximação entre os dois. Ele também encampou uma ideia que é cara à petista: inovação, palavra foi incorporada ao nome da própria pasta na gestão de Dilma.
Tudo isso pesou na decisão da presidente - embora, claro, não se possa desprezar o fato de que o PT tem todo o interesse em manter sob seu comando o estratégico Ministério da Educação. 
Empenho - Oficialmente, a Presidência diz que Haddad deixa o ministério depois de prestar "relevantes" serviços ao país. “A presidente da República, Dilma Rousseff, agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros”, diz o texto. “Da mesma forma, ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões.”
A posse e a transmissão de cargo dos novos ministros serão realizadas no próximo dia 24 de janeiro. Segundo a ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, tanto o novo ministro quanto Mercadante e Haddad irão participar da reunião ministerial marcada para a próxima segunda-feira.
Nesta quarta-feira, a presidente já tinha sinalizado que indicaria Raupp para substituir Mercadante. Em conversa com o  vice- presidente Michel Temer, ela disse que gostaria de nomear um técnico para a vaga.
Dança das cadeiras - A movimentação na Esplanada dos Ministérios pode chegar a outras seis pastas: Secretaria de Políticas para Mulheres, Integração Nacional, Cultura, Cidades, Trabalho e Transportes.
Dois ministros podem deixar suas pastas para concorrer às eleições deste ano. Iriny Lopes (Secretaria de Políticas para Mulheres) pretende disputar a prefeitura de Vitória (ES), e Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), que pode concorrer no Recife (PE) – apesar das denúncias envolvendo seu nome. 
É provável que também deixem os cargos os ministros da Cultura, Ana de Hollanda, das Cidades, Mário Negromonte. A primeira se envolveu em uma série de escândalos sobre diárias e direitos autorais. Já Negromonte está sob fogo cruzado dentro do próprio partido, o PP. Integrantes da legenda defendem a saída do ministro.
A presidente também comentou nesta terça-feira a interlocutores que já recebeu as indicações do PDT para substituir Paulo Pinto do Ministério do Trabalho. O PR também reclama para o governo que Paulo Passos não representa o partido no Ministério dos Transportes. 
Despedida - O governo prepara um evento no Palácio do Planalto para despedida de Haddad. Será na próxima segunda-feira, para comemorar a marca de 1 milhão de bolsas concedidas pelo Prouni (Programa Universidade para Todos).
Nesta quarta, Haddad participou com Dilma da inauguração de uma creche em Angra dos Reis (RJ).
Na ocasião, a presidente não economizou elogios ao ministro. "O ministro Haddad, que vai deixar o meu governo e vai enfrentar uma nova realidade, merece o reconhecimento  do nosso governo. Foi ele o ministro que resolveu priorizar  da pré-escola à pós-graduação", afirmou Dilma.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Educação financeira para crianças


Ensinar para os filhos o valor das coisas é responsabilidade dos pais, mas se lidar com dinheiro é complicado para adultos, passar esse conhecimento para crianças é uma tarefa bem mais delicada.
De acordo com a especialista em educação financeira infantil, Cássia D’Aquino, o momento certo de começar a ensinar a criança a lidar com as finanças é anunciado pela própria, na primeira vez que pede aos pais para lhe comprarem alguma coisa. Isso costuma acontecer por volta dos dois anos e meio, e nesta hora, o pequeno mostra que já percebeu o que é dinheiro, e que o dinheiro “compra” as coisas que ele pode vir a querer.
SXCMomento certo de ensinar a criança a lidar com as finanças é anunciado pela própria, quando pede dinheiro aos paisAmpliar
  • Momento certo de ensinar a criança a lidar com as finanças é anunciado pela própria, quando pede dinheiro aos pais
Para Cássia, a melhor base para uma educação financeira eficiente é aquela transmitida por meio de atitudes simples, na rotina do relacionamento entre pais e filhos. Assim que a criança manifestar uma noção básica em relação a dinheiro, os pais já podem, de maneira gradual, adotar uma postura educativa.
No começo
Quando as crianças ainda são pequenas, na faixa dos três anos, os pais precisam explicar, de maneira muito tênue, que existem coisas que compramos porque “precisamos”, e coisas que compramos porque “queremos”. Apresentar essas duas possibilidades chama a atenção dos pequenos para a existência de uma diferença entre elas.
Ao levar o filho a um supermercado ou padaria, um despretensioso comentário sobre “como a bolacha está mais cara” ou o “leite está mais barato” também pode ajudar.  A princípio a criança não vai entender, mas vai começar a prestar atenção no significado, e mais para frente vai entender que o uso do dinheiro exige racionalidade.
Com essas atitudes, a criança começa a assimilar que existem categorias do tipo “querer e precisar”, “caro e barato”, sobre as quais refletimos antes de consumir. Outra dica é apresentar as moedas e depois as cédulas, mostrar os desenhos, os itens de segurança, explicar que não se pode rasgar ou molhar.
Semanada e mesada
Apesar de ser um excelente método de educação financeira, os pais que decidem dar mesada devem saber que essa tarefa dá trabalho. Exige o cumprimento de regras e prazos, além de muito sangue-frio. 
O objetivo é que a criança consiga distribuir seu dinheiro dentro de um determinado período de tempo, controlando quando e com o que vai gastar. A mesada não pode ser instrumento de premiação por boas notas, status ante os coleguinhas, e muito menos castigo, quando os pais decidem punir a criança suspendendo a entrega por um tempo.
A data de recebimento também deve ser cumprida rigorosamente: os pais devem lembrar que a intenção é fazer com que os filhos aprendam a se organizar sozinhos. Atrasos e alterações na quantia inutilizam todo o processo.
Valores
Quando a criança tem entre seis e dez anos, Cássia D’Aquino aconselha que seja dada a semanada, para controlar melhor o dinheiro, e também o impulso de gastar. Neste primeiro momento, a especialista sugere que a criança ganhe um real por ano de vida, por semana. Se o pequeno tem seis anos, recebe seis reais por semana.
A mesada pode ser aplicada a partir dos 11 anos, e o valor deve ser discutido entre os pais. O ideal é que a quantia contemple a necessidade real da criança: o excesso de dinheiro faz com que ela não se sinta obrigada a planejar a distribuição durante o mês.
Se a mesada não cabe no orçamento familiar, o melhor é não dar nada. A pouca quantidade também atrapalha a organização da criança durante o mês, além de poder causar constrangimentos. “Fazer de conta que está dando é um engano que só traz prejuízo a todos os envolvidos”, avisa D’Aquino.
Poupança
A poupança é outro benefício que a instituição da mesada traz para a educação financeira dos pequenos. Ela estimula a criança a encontrar objetivos para esse dinheiro, e ainda ensina como suportar a espera. Até os cinco anos, eles podem fazer “micropoupanças”, juntando dinheiro por algumas semanas para comprar um brinquedo barato, ou qualquer coisa de baixo valor.
Quando estão um pouco mais velhos, depois dos 11 anos, os pais podem incentivar a poupança de uma parte da mesada por mês. O mais importante é o estímulo à capacidade de esperar, e à possibilidade de fazer escolhas com o dinheiro guardado.
Por mais difícil que seja para os pais, deixar os filhos livres para gastar o que recebem também é um excelente exercício de educação financeira. Depois de “falirem” algumas vezes, vão aprender que o controle é essencial para quem não quer chegar ao final do mês sem nada. No treino dessas escolhas financeiras é que as crianças vão poder cometer erros e se arrepender destes erros. Desse modo, ao chegarem à vida adulta, vão ter mais sabedoria e responsabilidade nas escolhas financeiras. 

Parceria: Gov.Federal & Ibiapaba.