segunda-feira, 30 de abril de 2012

PROGRAMA POLÍTICO DE OPOSIÇÃO É RETIRADO DO AR E ROGÉRIO PALHANO ATACA MARCELO CARLOS


                                           Apresentadores: Joaci, Rogério Palhano e Artêmio Sousa
A edição do noticioso Jornal da Iracema foi retirado do ar através da intervenção do ex-Deputado e sócio-proprietário da emissora Marcelo Carlos.
No ar desde outubro do ano passado, o programa apresentado pelo radialista Rogério Palhano e pelos comunicadores Joaci Melo e Artêmio Sousa, matinha uma linha de oposição ao Prefeito de Ipu, Sávio Pontes.
Patrocinado pelo pré-candidato a Prefeito de Ipu Sergio Rufino, o Jornal da Iracema sempre esteve ameaçado de ser retirado do ar. Mas o radialista Bosco Farias, também sócio-proprietário da emissora, buscava manter o contrato feito com a família Rufino em vigor e entrou em rota de colisão com Marcelo que é fiel correligionário de Sávio Pontes.
Mesmo sendo retirado do ar através do desligamento do transmissor da rádio, Rogério continuou no ar falando para aqueles que acompanhavam o programa através do site da emissora. Em tom enfurecido, o radialista chamou o empresário Marcelo Carlos de fracassado e que o mesmo estava apunhalando a família Rufino pelas costas.
Serginho Rufino e Rogério Palhano buscam negociar com alguma emissora da região para reativarem o programa de oposição. No sábado um membro da família Rufino já tinha feito uma proposta para a Rádio Macambira de Ipueiras, mas a mesma foi rechaçada por seu diretor.

LEIAM MATÉRIAS RELACIONADAS CLICANDO NOS LINKS ABAIXO:

http://www.blogdokleberteixeira.com/2012/01/quem-apanha-nunca-esquece-animosa.html


fonte: KT

ISOLADO: FAMÍLIA E CABOS ELEITORAIS DE VEREADOR CARLINHOS DECLARAM APOIO A SÁVIO PONTES




Na última sexta feira no programa Fatos em Debate da Rádio Regional de Ipu, familiares do Vereador Carlos Amarante(PRB), o Carlinhos da Várzea, representados por seu irmão Micerlângelo foram ou telefonaram para a emissora para declararem apoio ao Prefeito Sávio Pontes(PMDB). Os membros da família Amarante, inclusive a Senhora Minelvina que é a matriarca da família, deixaram registrados que repudiaram a atitude política do edil que deixou a bancada de sustentação do Prefeito e passou para a oposição, confirmando também que o mesmo tomou essa medida sem motivo e sem consultá-los. Alguns cabos eleitorais,como fora o caso de Antonio Mauro das quebradas, também manifestaram através do programa apresentado por Hélio Lopes que continuam apoiando o grupo político do Prefeito Sávio Pontes.
Ao longo do programa, outras lideranças da região  serrana ligadas a Carlinhos telefonaram para o FD para também registrarem que não apoiavam a decisão política do vereador.
fonte: Blog do Kléber Teixeira

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vídeo: Marcelo Carlos afirma apoio a reeleição do atual prefeito de Ipu



O radialista e colaborador do IN, Júnior Ximenes entrevistou em fevereiro desse ano o ex-deputado e ex-prefeito de Ipu, Marcelo Joseme Abreu Carlos e publicou no Youtube no último domingo o vídeo em que o empresário afirma apoio ao projeto de reeleição do atual prefeito de Ipu, Sávio Pontes (PMDB).

Marcelo Carlos afirmou que irá apoio incondicionalmente a campanha de reeleição do atual gestor municipal. "Eu estou sempre de mãos dadas com o Sávio, agente é parceiro, amigo e irmão, isso aí não tenham dúvida. Agora muita gente tem me perguntado, não com relação a mim com relação a outros parceiros. Política agente tem que começar a conversar de Maio em diante" explica o empresário.

A entrevista foi realizada no restaurante do Parque da Bica em fevereiro desse ano e só agora foi postada no canal pessoal do Youtube do radialista Júnior Ximenes.

Vìdeo
Veja parte da entrevista onde o empresário declara apoio incondicional ao prefeito de Ipu


  

Último cargo público


O último cargo público exercido pelo empresário que já foi deputado estadual foi como prefeito de Ipu. Marcelo Joseme Abreu Carlos e a vice-prefeita Antonia Bezerra Lima Carlos (Toinha Carlos) foram eleitos pelo PSDB no dia primeiro de outubro de 2000 e empossados em primeiro de janeiro de 2001, para um mandato de 4 anos, porém Marcelo não assumiu oficialmente a Prefeitura alegou problemas de saúde e sa vice Toinha Carlos assumiu no período de 2001 a 2004.

O empresário teve o nome divulgado como candidato a prefeito no último dia de campanha devido a impossibilidade do pai, José Carlos Sobrinho (Zezé) de ser o candidato devido problemas na justiça.


fonte: Ipu Noticias 

KT já tinha Falado Carlinhos Virou




      O vereador Carlinhos Amarante (PRB) divulgou em nota que não faz mais faz parte da bancada de apoio ao Prefeito Sávio Pontes (PMDB), como já haviamos aqui comentado dessa possibilidade. O edil que assumiu uma cadeira no legislativo em julho do ano passado após o falecimento do Vereador Nilson Rufino, já demonstrara descontentamento com o grupo político do Prefeito. Carlinhos se sentia desprestigiado pelo atual gestor e a situação se agravou com desentendimentos com a Vereadora e então secretária de SaúdeEfigênia Mororó. Carlinhos deve não se candidatar a vereador nas próximas eleições. Devido a complicações judiciais relacionadas quando fora presidente da Câmara Municipal, o líder político da Várzea do Jiló encontra-se complicado com a Lei do Ficha Limpa. Outro agravante é o fato do mesmo pertencer ao PRB que deve indicar o Vice da chapa de Sávio Pontes. 

    Essa não é a primeira vez que Carlinhos muda de lado em ano eleitoral. Em 1988 o mesmo deixou de apoiar Milton Pereira para votar em Zezé Carlos. Em 2000 o mesmo aderiu ao Prefeito Simão Martins, mas depois voltou atrás.
     Em seu pronunciamento em uma emissora local, o vereador não declarou apoio a nenhum dos pré-candidatos a Prefeito pelo grupo de oposição. 

LEIA MATÉRIA RELACIONADA CLICKANDO LO LINK ABAIXO:
http://www.blogdokleberteixeira.com/2011/07/polemica-posse-do-vereador-carlinhos-da.html
Dia 9/9/2011 Carlos Amarante comenta sua volta a C.M.I,julgamento do povo pela ética e decência ao povo de Várzea do G. e agradece ao Prefeito Sávio Pontes por todas as ações do NOVO TEMPO.Ouça agora. No dia 25-08-2011. Inauguração da E.E. V.G. Carlos Amarantes. Abençoado o gov que da condições de acesso a educação de qualidade. Núcleo gestor e ao grande Prefeito Sávio minha eterna gratidão.Que gratidão eterna é essa que durou apenas 3 anos e 3 mese e 25 dias,por que o vereador virou?Ouça o discurso de Carlos Amarante declarando GRATIDÃO ETERNA ao Prefeito Sávio Pontes.Aviso todos os politícos de Ipu tenho o antes e o depois,A MÁSCARA VAI CAIR,aquela que você usa no rosto como disfarce.  

VEREADOR CARLINHOS PASSA PARA O GRUPO DE OPOSIÇÃO.


                                        
   

      O vereador Carlinhos Amarante (PRB) divulgou em nota que não faz mais faz parte da bancada de apoio ao Prefeito Sávio Pontes (PMDB), como já haviamos aqui comentado dessa possibilidade. O edil que assumiu uma cadeira no legislativo em julho do ano passado após o falecimento do Vereador Nilson Rufino, já demonstrara descontentamento com o grupo político do Prefeito. Carlinhos se sentia desprestigiado pelo atual gestor e a situação se agravou com desentendimentos com a Vereadora e então secretária de Saúde Efigênia Mororó. Carlinhos deve não se candidatar a vereador nas próximas eleições. Devido a complicações judiciais relacionadas quando fora presidente da Câmara Municipal, o líder político da Várzea do Jiló encontra-se complicado com a Lei do Ficha Limpa. Outro agravante é o fato do mesmo pertencer ao PRB que deve indicar o Vice da chapa de Sávio Pontes. 
    Essa não é a primeira vez que Carlinhos muda de lado em ano eleitoral. Em 1988 o mesmo deixou de apoiar Milton Pereira para votar em Zezé Carlos. Em 2000 o mesmo aderiu ao Prefeito Simão Martins, mas depois voltou atrás.
     Em seu pronunciamento em uma emissora local, o vereador não declarou apoio a nenhum dos pré-candidatos a Prefeito pelo grupo de oposição. 



fonte:   KT

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Município de Ipu e Hemoce realizam campanha de doação de sangue



A Secretaria de Saúde do Município, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realizou na manha desta quinta-feira (24/05), das 9h às 17h, uma campanha de doação de sangue que acontece duas vezes ao ano. 

A coleta aconteceu na Unidade Básica de Saúde Vereador José Araújo no bairro da Mina. Para doar sangue era necessário ter entre 16 e 65 anos, estar saudável e pesar mais de 50kg. Os doadores tinha que apresentar um documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, como RG e Carteira de Habilitação. Doação Após uma pré-triagem feita na UBS da Mina, os doadores voluntários eram encaminhados para triagem individual, onde passavam por uma pequena consulta. 


Após a consulta na triagem individual foi servido um lanche aos doadores, para melhorar os níveis de glicemia e hidratação, reduzindo os riscos de problemas durante a doação. Passados 10 minutos do lanche, era iniciada a coleta, que foi realizada em uma sala climatizada dentro das dependências da Unidade de Saúde, onde foram disponibilizadas cinco cadeiras de coleta. 

O volume máximo de sangue colhido é de 450ml e o tempo médio da coleta é de sete minutos. Para o dia da doação, é recomendado que o doador não esteja em jejum, faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evite fumar por pelo menos duas horas antes da doação e evite alimentos gordurosos. 


Os homens podem doar sangue quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de dois meses entre as doações, e as mulheres três vezes por ano, com intervalo de três meses. “Como tem pouca doação de sangue no Ceará, eles (Hemoce) vão a todos os municípios que tem um banco de sangue, como é o caso do Hospital Municipal, para quando paciente precisarem de um cirurgia ou transfusão de sangue, ou Sobral ou Fortaleza, essas bolsas serem usadas para paciente de Ipu. Para em campanhas como essas repor as bolsas”, disse Paula Aragão coordenadora da Atenção Básica. 

Para a Secretária de Saúde Joíla Mororó o momento foi muito importante para o município. Ela agradeceu a população por mais uma vez atender ao chamamento da Secretaria para um gesto de tão grande importância que e a doação de sangue.

Para aposentada Maria Cleuma Neto dos Santos, que se desloca do Abílio Martins para doar sangue, o gesto de poder salvar vidas acaba superando todos os obstáculos e dificuldade "Eu me sinto muito bem" ressalta.



fonte: Ipu Noticias

Prefeito de Ipu faz a entrega do pagamento do Bolsa Novo Tempo para o bairro Breguedof


Sávio Pontes ao lado da secretária de Ação Social Dulcineia Bandeira

No início da noite desta segunda-feira (23/ 04), o prefeito Sávio Pontes (PMDB) esteve na sede do CRAS (Centro de Referência da Assistência social) no bairro da Nova Aldeota, para fazer a entrega pessoalmente do cheque do "Bolsa Novo Tempo" para a moradores do bairro do Breguedoff. 

Ao todo, foram entregues e beneficiadas, 125 famílias carentes, todas do bairro do Breguedoff. 323 famílias já foram beneficiadas com o programa em todo o município e segundo o prefeito Sávio Pontes, mais famílias ainda serão beneficiadas. 

Famílias dos bairros Pedrinhas (198) e Breguegdoff (125) já foram beneficiadas pelo programa municipal e mais outros cinco bairros estão em fase de pré cadastramento, Grota, Pereiros/Casas Populares, Corte, Escondido e Mina. O Bolsa Novo Tempo é um projeto idealizado e realizado pelo prefeito Sávio Pontes, projeto este que visa dar apoio as famílias carentes de Ipu, entregando todo mês, um auxilio em dinheiro, no valor de R$ 40,00 reais para as famílias que vivem em situação de pobreza. 

Informações e Fotos: Diego Farias

segunda-feira, 23 de abril de 2012

AZV Produções !


SHOW NACIONAL – REBELDES
LOCAL: COQUEIROS – SOBRAL
DATA: 02 MAIO – 08 HS
INGRESSOS ANTECIPADOS: ÓTICA DINIZ E FARMACIA O RODOLFO E NO COQUEIROS
REALIZAÇÃO: FONTES PROMOÇÕES E SOCIAL MUSIC
APOIO: AZV PRODUÇÕES



                                                   





domingo, 22 de abril de 2012

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Há 13 de Maio: 'Igrejinha do Quadro' já tem data marcada para reabrir


A famosa "Igrejinha do Quadro" já tem data marcada para reabertura com missas e celebrações especiais. A data é no dia 13 de Maio, data que a prefeitura escolheu para inaugurar a obra de restauração da "Igrejinha".

O IN conversou com o restaurador Sérgio Tropia que contou em detalhes como está o acabamento da obra de restauração da Igrejinha de onde a história do Ipu nasceu. De acordo com o restaurador, toda a 3ª etapa que consiste na pintura da parte externa está sendo concluída, "fica faltando só a parte do baldrame, que é a base do azulejo, para reparo finais" disse.

Está sendo feito e concluído nesses dias, todo o piso externo em tijoleiro, a parte central interna está sendo trabalhada, a base de massa fina de cal, o arco do cruzeiro já está concluído como pode ser visto na foto ao lado.

"Todos os fordois das tribunas estão sendo colocados, que é a finalização do forro lambri e em continuidade aos trabalhos das tribunas, que é de madeira, já foi colocado todo o coudem em reaproveitar do cedro original" destaca Sérgio que trabalha na restauração desde agosto do ano passado.

Dificuldades 

Uma das maiores dificuldades de acordo o restaurador foi bem no início, segundo ele o consultor técnico José Maciel Backer percebeu que teria que ser feito, antes de tudo, um trabalho de drenagem interna e externa, que não estava proposta na planilha da obra. "A gente está vendo o resultado agora, por que quando foi colocar o piso do altar percebemos que não havia mais nenhuma umidade. Isso é o resultado de um bom serviço realizado" comemora dizendo que hoje quando as águas das chuvas batem na parede elas são drenadas para o solo sem infiltrar para o interior da Igreja.

Sérgio disse ainda que foi feito todo um trabalho de amarração nas trincas maiores, pois a Igreja estava toda ameaçada a ruir grande parte dela. "tanto é que uma das parte lateral do beiral foi refeito" toda essas amarrações necessárias atrasou (retardou) a obra.


Imagens

Grande parte das imagens foram restauradas em trabalho feito pelo restaurador no início de agosto de 2011. Ele assegurou que todas elas irão voltar para a Igrejinha, pois segundo ele é intensão do padre.

Sérgio, anunciou que a Jussara Peixoto, arquiteta do projeto, pretende no futuro realizar em Ipu um curso de restauração de imagens para pessoas interessadas no assunto.

Preocupação

Para o restaurador Sérgio Tropia a grande preocupação não é somente com o prédio e sim com o templo. "Na verdade quando você encerra um templo como esse, tem que se preocupar também com toda decoração para funcionar como um templo de oração" ressalta.

Sérgio finaliza a conversa com o IN, fazendo um pedido a população de Ipu: "Façam uso da Igreja, não só como um templo religioso, mais como uma proposta de preservação de um patrimônio histórico, afinal foi aqui que surgiu a vila".


Inauguração

Para a inauguração que acontecerá no dia 13 de maio, é esperado o Bispo Diocesano Dom José Magri que irá benzer toda a Igreja, juntamente com o Pároco de Ipu Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva.

Ouça a Entrevista com o Restaurador Sérgio Tropia para o Ipu Notícias




fonte: Ipu Noticias

terça-feira, 17 de abril de 2012

Veja dicas de estudo para o concurso para técnico bancário na Caixa


caixa econômica federal (Foto: Divulgação)Caixa Econômica Federal chama aprovados
conforme demanda (Foto: Reprodução)
A Caixa Econômica Federal abriu nesta semana as inscrições do concurso para formação de cadastro de reserva para os cargos de técnico bancário novo, advogado, arquiteto e engenheiro agrônomo, civil, elétrico e mecânico. Trata-se de um dos concursos mais esperados do ano e deverá ser bastante concorrido para técnico bancário, de nível médio - o último concurso para o cargo, em 2010, teve 700,2 mil inscritos.

Os candidatos têm pouco menos de dois meses para se preparar até a prova, prevista para 22 de abril. Como o concurso é para cadastro, os aprovados são chamados de acordo com a demanda. Portanto, quanto melhor o candidato se classificar, maiores são as chances de ser chamado.
Neste ano, o concurso para técnico bancário tem uma novidade: além da prova objetiva, de múltipla escolha, será aplicada prova de redação.
A prova objetiva terá 30 questões de conhecimentos básicos e outras 30 de conhecimentos específicos. A prova objetiva de conhecimentos básicos será composta de língua portuguesa, de matemática, de atualidades, de ética, de atendimento, de história e Estatuto da Caixa e de legislação específica. A prova objetiva de conhecimentos específicos para todos os polos, exceto para os polos Tecnologia de Informação - TI (DF, RJ e SP), será composta de conhecimentos bancários I e de noções de informática. A prova objetiva de conhecimentos específicos para os polos TI será composta de tecnologia da informação e conhecimentos bancários II.

De acordo com o edital, a redação aceitará ambas as ortografias, ou seja, a forma de grafar e de acentuar as palavras vigentes até 31 de dezembro de 2008 e a que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009. O texto deve ser estruturado em prosa do tipo dissertativo-argumentativo e deverá conter de 25 a 30 linhas.
Estilo da organizadora
A Fundação Cesgranrio, que organizou o concurso em 2008, voltou a ser escolhida para elaborar a prova deste ano. Para especialistas ouvidos pelo G1, isso é bom para quem vinha se preparando com base em provas e editais anteriores da banca.

“A expectativa de vagas nunca foi tão boa para os candidatos deste concurso. Como a Cesgranrio já foi banca examinadora, candidatos que estão se preparando há muito tempo terão maiores chances de aprovação”, diz Leonardo Pereira, diretor do Instituto IOB.

De acordo com Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso, a Cesgranrio elabora uma prova mais objetiva e direta, apesar de exigir do candidato um certo cuidado na interpretação dos enunciados. Para ele, a prova da Cesgranrio é bem mais tranquila de fazer em comparação com o Cespe/UnB, que organizou o último concurso da Caixa, em 2010.
Carlos Alberto de Lucca, coordenador geral do Siga Concursos, diz que a Cesgranrio elabora boas provas abrangendo todo o conteúdo programático. "Também há questões difíceis ou trabalhosas, mas o candidato bem preparado consegue responder à maior parte. Uma boa dica é estudar com as questões de provas anteriores do concurso de 2008 ou do último elaborado pelo Cespe/UnB. Resolver as provas anteriores do Banco do Brasil, das matérias comuns como conhecimentos bancários, informática e língua portuguesa, também é interessante", diz.
Leonardo Pereira diz que as questões de língua portuguesa são bem elaboradas e, no conjunto geral, o candidato encontrará elevado grau de dificuldade.
O que mudou
Entre as mudanças deste edital em relação ao último de 2010, Paulo Estrella cita a inclusão da disciplina de atualidades. Já na disciplina de legislação específica foi incluída a lei 10.836/04 (Bolsa Família), na disciplina de informática foi incluído o tópico segurança da informação e, na de conhecimentos bancários, entraram produtos bancários. Ainda de acordo com Estrella, alguns conteúdos foram retirados, como de matemática básica e noções de estatística. A disciplina de matemática financeira reduziu o tópico de rendas uniformes e variáveis. Na disciplina de ética saiu o código de conduta da alta administração pública. Na disciplina de atendimento saiu a segmentação de mercado versus segmentação do setor bancário. “Dessa forma, apesar das mudanças, o concurso continua sob controle para quem já vinha estudando”, diz.

De Lucca afirma que, além de pequenas alterações no conteúdo programático de algumas matérias, como a de matemática, cujo conteúdo diminuiu em relação aos concursos anteriores, a grande novidade do concurso deste ano foi a inclusão da prova de redação.

No quadro abaixo, elaborado por De Lucca, são listadas as diferenças entre os últimos três editais:
Ano201220102008
OrganizadoraCesgranrioCespe/UnBCesgranrio
RedaçãoInclui redação de tema livreNão houveNão houve
ÁreasTradicional
Tecnologia de Informação - TI
Tradicional
Tecnologia de Informação - TI
Tradicional
Língua Portuguesa, Atualidades, Ética, Atendimento, Conhecimentos Bancários, Noções de Informática e Tecnologia da Informação (para a área de TI)Poucas alteraçõesPoucas alteraçõesPoucas alterações
MatemáticaMatemática FinanceiraMatemática do segundo grau

Matemática Financeira
Matemática do primeiro grau

Matemática do segundo grau

Matemática Financeira
História e Estatuto da CaixaIncluiu no concursoIncluiu no concursoNão houve
Legislação EspecíficaIncluiu no concursoIncluiu no concursoNão houve

O que deve ser priorizado
Leonardo Pereira, diretor do Instituto IOB, aconselha que o candidato priorize as disciplinas de língua portuguesa e conhecimentos bancários, atentando para as mudanças que sempre são realizadas na área bancária e ao novo acordo ortográfico. “As demais matérias precisam ser bem estudadas também, já que o nível da prova será muito alto, mesmo que muitos dos candidatos não estejam minimamente preparados, mas o peso das duas principais no programa de estudos dos alunos deve ser dobrado ou triplicado”, aconselha.

Paulo Estrella diz que metade dos pontos da prova é de conhecimentos básicos e a outra metade vai para conhecimentos bancários e noções de informática. “Dessa forma, o maior peso dessa prova está nos conhecimentos bancários e informática. A maior preocupação do candidato deve ser pontuar o máximo possível em todas as disciplinas, com mais foco em conhecimentos bancários. Essa disciplina é a mais complexa e com maior conteúdo. O candidato deve se dedicar mais a essa disciplina sem comprometer o estudo das outras”.
De Lucca diz que inicialmente devem ser priorizadas as matérias de conhecimentos específicos. “Porém, as outras disciplinas também são importantes, pois juntas terão o mesmo número de questões. Uma boa dica é estudar uma matéria de conhecimentos específicos e uma matéria de conhecimentos básicos por dia”.

Banco do Brasil
Para os especialistas, quem está estudando para o concurso do Banco do Brasil, também organizado pela Cesgranrio, leva vantagem.

“A preparação para a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil é muito similar. A maior parte do conteúdo é idêntica, a banca é a mesma, mudam poucas disciplinas como atendimento, história e estatuto da Caixa. Dessa forma, quem se prepara para um está automaticamente se preparando para o outro. Obviamente alguns pequenos ajustes são necessários, mas o candidato já tem entre 80 e 90% do caminho andado. Há semelhança inclusive no peso das disciplinas o que facilita a distribuição de tempo de estudo do candidato”, afirma Estrella.

“Há matérias comuns como conhecimentos bancários, língua portuguesa, atualidades e informática e algumas com itens semelhantes como matemática e ética. Para quem vai prestar os dois concursos, a sugestão é estudar somente para o Banco do Brasil até a prova e depois rever as matérias estudadas e partir para as matérias específicas como legislação, história da caixa e redação”, diz De Lucca.

De Lucca diz que para quem estava estudando pelo último edital (de 2010), como o programa está muito parecido, o candidato deverá continuar e iniciar a sua preparação para redação.

“É um bom concurso para quem já vem estudando para essa área e abre possibilidade para quem quer iniciar os estudos agora, pois se estudar intensamente o candidato ainda tem chances de aprovação, isso levando em consideração que a Caixa tem um histórico de chamar muitos candidatos. É uma boa oportunidade, mas necessita de disposição”, diz Estrella

G1 pediu dicas para os professores das disciplinas que estão no edital do concurso. Veja abaixo.
Português
Marcelo Rosenthal, autor do livro “Gramática para Concursos”, diz que na parte de interpretação de texto a ênfase geralmente é para semântica, preposições e conjunções. No caso dos verbos, deve-se dar atenção para conjugação, diferença entre futuro do subjuntivo, infinitivo pessoal e para verbos terminados em iar (variar) e ear (passear). Na regência verbal, ele atenta para verbos como aspirar, visar, lembrar, esquecer e chamar e para o uso do pronome relativo precedido ou não de preposição. Em relação à pontuação, segundo ele, é comum que a banca peça emprego de vírgula e isolamento nas intercalações. Ele indica ainda atenção à dupla possibilidade de concordância com núcleo ou com adjunto adnominal.

Conhecimentos Bancários
J.B Bernardo, autor do Livro “Conhecimentos Bancários”, da Quileditora, diz que o candidato deve dar destaque para Sistema Financeiro Nacional (atribuições do Banco Central, do Conselho Monetário Nacional e da Caixa Econômica Federal); Sistema de Pagamentos Brasileiro (operações bilaterais e multilaterais); abertura e movimentação de contas (nesse tópico é importante distinguir contas abertas em nome de menores e deficientes que não possam escrever das contas comuns); e produtos bancários (Certificado de Depósito Bancário -CDB, Contas Garantidas, Linhas de Crédito, Cheque Especial, Leasing e Fundo de Investimentos).

Matemática
Flávio Alcântara, professor de matemática da Academia do Concurso, diz que o candidato deve dar ênfase para juros compostos, equivalência de capitais, sistema de amortização e taxas equivalentes. “A Cesgranrio aplica questões objetivas, cujos cálculos não são grandes. A interpretação das questões é elaborada. O candidato deve resolver questões anteriores da banca para se familiarizar com as expressões e interpretações da banca”, orienta.

Informática 
Frank Mattos, professor de informática da Academia do Concurso, indica que o candidato priorize os seguintes tópicos: conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações do ambiente Microsoft Office, BR Office; sistemas operacionais Windows e Linux; conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet e intranet; conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas; certificação e assinatura digital e segurança da informação.
Atualidades
Alex Mendes, professor de atualidades da Academia do Concurso, indica que o candidato se informe sobre assuntos de economia, geopolítica e meio ambiente. Ele sugere os seguintes temas: crise economia mundial (origem e desdobramentos para os EUA, Europa e economia mundial); prorrogação do Protocolo de Kyoto na COP-17 (Durban); Brasil como 6ª maior economia do mundo (do Plano Real ao governo Dilma); 10 anos da prisão da base de Guantánamo (Cuba); ataques de 11 de setembro e seus desdobramentos; e geopolitica do Oriente Médio e Ásia (Irã, Iraque, Primavera Árabe, Iêmem, Israel e a Palestina, Coreia do Norte).

Ética
Carlos Arthur Newsland, professor do Concurso Virtual, diz que todos os tópicos devem ser abordados nas questões, pois é a primeira vez que a Cesgranrio aplica prova com essa disciplina para a Caixa. A tradição da organizadora, segundo ele, é trabalhar de forma mais conceitual, não exigindo “decoreba”, mas a compreensão por parte do candidato.

Atendimento
Newsland sugere que o candidato priorize marketing de relacionamento, Código de Defesa do Consumidor e Resolução CMN 3.694. O candidato deve estudar o código do consumidor e a teoria de marketing de Kotler.

História e estatuto da Caixa
Newsland diz que os candidatos devem priorizar todos os assuntos, pois é a primeira vez que a Cesgranrio aplica prova com essa disciplina para a Caixa. Ele recomenda que o candidato busque informações no site da Caixa sobre fundação, início da carteira hipotecária, monopólio do penhor, monopólio das loterias, unificação, monopólio do FGTS devem ser priorizados.
Legislação específica
Newsland diz que os candidatos devem priorizar todos os assuntos, em especial direitos dos trabalhadores (quando e em que casos o trabalhador tem direito ao saque do FGTS, ao PIS, ao seguro-desemprego e ao benefício do Bolsa Família). Segundo ele, o candidato deve estudar pela legislação mencionada no edital e pelo site da Caixa.

Redação
De acordo com o professor de redação do Concurso Virtual, Vinícius Carvalho, também autor do livro “Técnicas de Redação para Concursos”, da editora Método, a melhor maneira de se preparar para redação é ler bastante para conhecer as convenções ortográficas, ampliar o vocabulário e aprender a argumentar. “É importante se ater à quantidade de parágrafos, à estrutura de cada um deles e à relação entre as partes do texto, por meio de mecanismos coesivos.”

Carlos Alberto de Lucca lembra que serão eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 6. Segundo ele, é fundamental que a redação trate do tema proposto - redações que fujam ao assunto ou tenham menos de 15 linhas terão nota zero. Ele diz que a coerência é fundamental em uma redação, relacionando o início, o desenvolvimento e a conclusão. Ele recomenda evitar gírias e clichês, e palavras estrangeiras deverão ser escritas entre aspas.

Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso, diz que o controle do tempo é essencial para garantir bom desempenho.


Fonte: G1