segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Candidato com recurso pendente está por 'conta e risco', diz ministra



Presidente do TSE deu entrevista nesta segunda ao 'Bom Dia Brasil'. Cármen Lúcia também comentou os efeitos da lei da Ficha Limpa na eleição.
 A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, disse em entrevista ao "Bom Dia Brasil" nesta segunda-feira (8) que candidatos que foram para o segundo turno e ainda têm recursos sobre a legalidade da candidatura pendentes no tribunal concorrem "por sua conta e risco".
"Eles têm o direito de se manifestarem, de fazer propaganda eleitoral. Só que eles correm a sua conta e risco. Porque se, no final, houver indeferimento, se tiver mais de 50% dos votos para essa pessoa, haverá outra eleição. Se não, será proclamado o segundo colocado", afirmou a ministra.
De acordo com Carmen Lúcia, há cerca de 2000 recursos de candidatos para serem julgados no TSE. Nem todos eles são relativos a candidatos que foram para o segundo turno, que vai ocorrer em apenas 50 cidades.
A ministra também comentou as mudanças trazidas pela lei da Ficha Limpa às eleições. Esta é a primeira eleição em que a lei, que barra candidaturas de políticos condenados pelo menos em primeira instância na Justiça, está em vigor.
"Como o eleitor começa a descobrir que ele é realmente o autor da sua história, que ele pode mudar as leis, que pode fazer essa transformação, ele também começa a perceber que pode assumir plenamente o que ele quer para sua cidade, para o seu país. E isso estimula a participação", disse.
G1

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Homenagem dia do Médico 18 de Outubro




O dia 18 de outubro foi escolhido como “dia dos médicos” por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.
Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. Além do evangelho, é autor do “Ato dos Apóstolos”, que complementa o evangelho.
Segundo a tradição, São Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antioquia. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego.
São Lucas não era hebreu e sim gentio, como era chamado todo aquele que não professava a religião judaica. Não há dados precisos sobre a vida de São Lucas. Segundo a tradição era natural de Antioquia, cidade situada em território hoje pertencente à Síria e que, na época, era um dos mais importantes centros da civilização helênica na Ásia Menor. Viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data do seu nascimento, assim como de sua morte.
Há incerteza, igualmente, sobre as circunstâncias de sua morte; segundo alguns teria sido martirizado, vítima da perseguição dos romanos ao cristianismo; segundo outros, morreu de morte natural em idade avançada. Tampouco se sabe ao certo onde foi sepultado e onde repousam seus restos mortais. Na versão mais provável e aceita pela Igreja Católica, seus despojos encontram-se em Pádua, na Itália, onde há um jazigo com o seu nome, que é visitado pelos peregrinos.
Não há provas documentais, porém há provas indiretas de sua condição de médico. A principal delas nos foi legada por São Paulo, na epístola aos colossenses, quando se refere a “Lucas, o amado médico”. Foi grande amigo de São Paulo e, juntos, difundiram os ensinamentos de Jesus entre os gentios.
Outra prova indireta da sua condição de médico consiste na terminologia empregada por Lucas em seus escritos. Em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo. Este fato tem sido objeto de estudos críticos comparativos entre os textos evangélicos de Mateus, Marcos e Lucas, e é apontado como relevante na comprovação de que Lucas era realmente médico. Dentre estes estudos, gostaríamos de citar o de Dircks, que contém um glossário das palavras de interesse médico encontradas no Novo Testamento.
A vida de São Lucas, como evangelista e como médico, foi tema de um romance histórico muito difundido, intitulado “Médico de homens e de almas”, de autoria da escritora Taylor Caldwell. Embora se trate de uma obra de ficção, a mesma muito tem contribuído para a consagração da personalidade e da obra de Sao Lucas.
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo é bem antiga. Eurico Branco Ribeiro, renomado professor de cirurgia e fundador do Sanatório São Lucas, em São Paulo, é autor de uma obra fundamental sobre o patrono dos médicos, em quatro volumes, totalizando 685 páginas, fruto de investigações pessoais e rica fonte de informações sobre São Lucas. Nesta obra, intitulada “Médico, pintor e santo”, o autor refere que, já em 1463, a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, proclamado patrono do “Colégio dos filósofos e dos médicos”.
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de outubro como “dia dos médicos”, é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos.


O BLOG DO KT NÃO DEIXARÁ DE DEBATER A POLÍTICA IPUENSE


Temos sido questionado por que não estamos postando sobre o deslanche da política ipuense depois da derrota de Diego Carlos/ Sávio Pontes  para Sergio Rufino no último dia 07.

O momento é de prudência e de reflexões sobre o futuro de nossa cidade e do grupo político derrotado, o qual aqui demos maior destaque. Não é hora de encontrar vilões e sim aprender com os erros.

Não irei fazer oposição rasteira  ao novo prefeito muito menos fazer apologia ao mesmo. Não me identifico com alguns seres nocivos a sociedade ipuense e com discurso repleto de hipocrisia destes que agora cercam Sergio Rufino, mas nem por isso vou desejar que a cidade não prospere nesses próximos quatro anos. Muito pelo contrário, não sou daqueles que afirmam que "quanto pior melhor".

Me solidarizo com os mais de 10.000 ipuenses que  assim como eu foram as urnas e não acreditaram no projeto de uma suposta "liberdade" para o Ipu. Não sou otimista com essa ou aquela mudança, pois historicamente na prática nada mais é do que a mudança de comando da cidade de uma facção política para outra. 

Deixo aqui registrado que continuaremos com nossa linha parcial mas de independência.  Esse país é democrático e esse blog é somente para aqueles que acreditam em nossos colocações ou querem questioná-las de forma salutar. 
A política é  marcada por novos acontecimentos, e no momento não vejo fatos novos ocorrendo. Eles irão sim acontecer na proporção que a nova administração começar a ser montada, e estaremos aqui abrindo o debate sobre essas definições. 


O momento é de respeito a vitória dos outros, uso da humildade para reconhecer que a vontade da maioria é soberana e a respeito com seus louros e baluartes.

Muito coisa vai acontecer até 2014. Fazer oposição é fácil, mas saber reconhecer acertos também não será  difícil. Aos meus críticos e opositores da imprensa, mando um recado reflexivo baseado na famosa propaganda da Vodka Orloff que fez muito sucesso nos anos 80.
Paz e Bem a todos.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Campanha Roberto Claudio 40





Campanha Elmano 13






                        

Tribunal Superior Eleitoral juga candidatos do Ceará


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está agilizando os julgamentos dos recursos que podem definir o resultado das eleições em vários municípios. No Ceará, alguns candidatos a prefeito que participaram da disputa na condição sub judice tiveram recursos julgados em decisão monocrática, e as sentenças publicadas em sessões do pleno.

A presidente do TSE, ministra Carmem Lúcia, levantou a possibilidade de sessões extras, se houver necessidade. Nas sessões da semana passada, foram publicadas decisões em 30 processos provenientes do Ceará, sendo alguns deles referentes às candidaturas de prefeito e vice.

Há casos em que a sentença confirma a decisão do TRE, mas também existem recursos que foram providos, sendo reformada a decisão que havia sido tomada pela Corte regional. Este é o caso, por exemplo, do candidato a prefeito em Paracuru, José Ribamar Barroso Batista, que teve o registro deferido por decisão da ministra Luciana Lóssio.

Alterado
Em Paracuru, embora o único que disputou o pleito sub judice tenha tido a candidatura deferida pelo TSE, o resultado do pleito não deve ser alterado. Isso porque o postulante Francisco Sidney Andrade Gomes computou 12.571 votos, tendo conquistado 58% dos votantes. Enquanto isso, José Ribamar Barroso Baptista teve 8.699 votos, Francisco Sávio de Oliveira teve 165 e Nazarena Moreira Coelho 137.

A ministra do TSE, Luciana Lóssio, também reformou decisões do TRE para registrar as candidaturas de Francisco das Chagas Torres Júnior em Pires Ferreira e de Francisco Iteildo Roque de Araújo em Antonina do Norte. No caso de Pires Ferreira, a decisão não deve mudar o resultado do pleito, pois Maria Marfisa Lopes Aguiar obteve 3.240 votos, enquanto Francisco das Chagas obteve 2.780 votos. Em Antonina do Norte, o caso é semelhante, já que Antônio Roseno Filho computou 2.413 votos, contra 2.336 de Francisco Iteildo.

O ministro Dias Toffoli deu provimento ao recurso interposto por João Viana de Araújo, concedendo o registro da candidatura dele à Prefeitura de Cedro. Porém, o deferimento não interfere no resultado. O caso de Cedro é atípico porque o outro candidato, Nilson Diniz, também teve a candidatura indeferida e aguarda decisão do TSE. Caso a decisão seja favorável à Nilson Diniz, que obteve 51,41% dos votos, ele assume o cargo de prefeito. Já se a decisão for contrária, como ele conquistou mais de 50% dos votos, é preciso realizar outra eleição no Município.

Alguns ministros do TSE também tomaram decisões no sentido de confirmar sentenças do TRE. O ministro Marco Aurélio confirmou o registro da candidatura de Jean Nunes de Azevedo à prefeitura de Tianguá, e o ministro Arnaldo Versiani, ao negar seguimento a um recurso, também confirmou a decisão do TRE que registrou a candidatura de Francisco Carlos Bezerra Uchoa à prefeitura de Pacoti.

Arnaldo Versiani confirmou decisões do TRE ao negar seguimento aos recursos interpostos por Samuel Marcos Araújo e Dalton Lacerda, de Brejo Santo, Francisco Tomé Rodrigues, de Amontada, e Roberto Carlos Farias e Francisco Acácio do Nascimentos, de Santana do Acaraú.
Caderno: CEARA