quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ENFRENTAMENTO


Professor colaborador do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), o psiquiatra José Manoel Bertolote ocupou, durante 20 anos, o cargo de coordenador da equipe de transtornos mentais e neurológicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Genebra. Consultor da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), pesquisador e especialista na prevenção e tratamento de usuários de drogas psicotrópicas, nesta entrevista ele fala sobre as reais chances de recuperação de dependentes de crack, avalia a importância da reinserção social e mostra porque é preciso mais que a desintoxicação para reduzir o índice de recaídas. “A desintoxicação, apenas, tem seu papel, no sentido de reduzir os danos a que o usuário está sujeito, mas é uma contribuição modesta”, avalia.

É possível abandonar a dependência de crack por conta própria, sem ajuda especializada?

Teoricamente, sim. Porém, isso depende de vários fatores, entre os quais o grau de dependência e o nível de apoio social e familiar que o dependente possui. O sucesso de qualquer tipo de tratamento para uma dependência química passa, em grande parte, pela vontade do usuário de se manter afastado da droga (abstinência). Sem isso, nenhuma proposta terapêutica funcionará. Entretanto, há que se considerar o fenômeno da comorbidade, ou seja, a coexistência no mesmo indivíduo de outros transtornos mentais (por exemplo, depressão, psicoses, dependências de álcool, transtornos graves de personalidade etc.) que, caso não sejam tratados concomitantemente, podem comprometer a recuperação Um diagnóstico adequado permitirá traçar uma abordagem terapêutica mais eficaz, que esteja ajustada às características do paciente.

É possível levar uma vida normal após o tratamento? O dependente pode freqüentar os mesmos locais que freqüentava antes e manter o mesmo círculo de amizades, por exemplo?

Sim. Se o "antes" se referir a antes do uso do crack, certamente. Entretanto, freqüentar os mesmos ambientes e manter contato com as mesmas pessoas com quem usava o crack inviabiliza a recuperação.

Como a família deve proceder antes, durante e ao término do tratamento? Como agir em situações sociais, como festas familiares?

A família deve estar ao lado do usuário, apoiando-o - sem se submeter a chantagens e tampouco submetê-lo a pressões indevidas e ameaças infundadas. A firmeza e coerência de atitudes dos familiares são essenciais. Mas não existe uma fórmula que se possa oferecer para um usuário de crack ou para a família. Tirar o indivíduo das companhias e do ambiente é uma solução, mas não a única. Se o dependente permanece em sua residência durante o tratamento dificilmente será possível afastar-se totalmente, pois vai precisar muito acompanhamento da família, muito monitoramento, o que nem sempre é possível.

O dependente em tratamento pode fazer uso moderado de álcool, em situações sociais?

Em princípio, sim, desde que não coexista também uma síndrome de dependência do álcool. Desde que ele não seja dependente de álcool, ele consegue tomar uma dose e parar por ali. Isso não leva necessariamente o indivíduo a usar crack. A questão é que grande parte dos usuários de crack é dependente ou usuário pesado de álcool

Um dependente de crack consegue se recuperar completamente da dependência? Quais são as chances reais de sucesso do tratamento?

A dependência envolve complexos mecanismos cerebrais, psicológicos e sociais. Com o tratamento adequado a cada caso, e em presença de uma real vontade de deixar de usar a droga, a recuperação é perfeitamente viável.

O que fazer quando o dependente não quer parar de usar a droga e não aceita ajuda?

Não se pode submeter ninguém a um tratamento involuntário, a menos que esteja intoxicado e representando uma ameaça e um risco para si mesmo e para os demais. Nestes casos pode-se conseguir uma ordem judicial de tratamento e, eventualmente, internação.

Qual a razão do alto índice de recaídas entre usuários de crack? Quais fatores ou situações levam o dependente em tratamento a recaídas, mesmo após a fase de desintoxicação?

Não há estudos suficientes que permitam estimar as taxas de recaída entre usuários de crack, em geral, nem por tipos específicos de tratamento. O que se sabe é que a ausência de um sistema sócio-sanitário articulado que responda às necessidades desses usuários  pode contribuir para baixas taxas de sucesso terapêutico. A desintoxicação, apenas, tem seu papel, no sentido de reduzir os danos a que está sujeito o usuário, mas é uma contribuição modesta. Um sólido sistema de apoio médico, psiquiátrico, social e psicológico é essencial para o sucesso de um programa terapêutico, de reabilitação e reinserção social.

Como avaliar os resultados de um tratamento? Como saber se o usuário está recuperado da dependência?

O resultado do tratamento do crack é baseado em dois critérios fundamentais: a abstinência da droga e o grau de reinserção social.

Qual é o segredo, a chave do sucesso para uma superação real?

A vontade de se afastar e permanecer afastado da droga, o apoio social (da família e dos amigos) e um bom sistema sócio-sanitário, que responda às reais necessidades do dependente.

Fonte Ibiapaba & Gov. Federal

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Prefeito Sávio Pontes convoca os Concursados de 2009

                                                    imagem meramente ilustrativa

                    O Prefeito Municipal de Ipu, Henrique Sávio Pereira Pontes, está convocando os candidatos aprovados no último concurso público realizado no dia 12 de janeiro de 2011.

Estão sendo convocados para assumir as vagas os aprovados nos cargos: Advogados; Assistente Social; Enfermeiro; Farmacêutico/Bioquímico; Fisioterapeuta; Maestros da Banda de Música; Terapeuta Ocupacional; Agente Comunitário de Saúde; Agente de Conservação de Logradouros e Agente de Vigilância Pública.

Os convocados devem comparecer no Setor de Recursos Humanos, situado na Praça Abílio Martins, s/nº, Centro, na cidade de Ipu/CE, durante o período entre os dias 29/11 a 09 de dezembro de 2011, das 8h às 12h, para apresentarem os documentos, e serem encaminhados para realização de Exame de Admissão no CEDITE (Hospital Municipal), necessário à preparação dos atos de provimento de cargos constantes no Quadro de Pessoal do Município.


Veja o Edital de Convocação espedido pela PMI
EDITAL DE CONVOCAÇÃO 03/2011

O PREFEITO MUNICIPAL DE IPU, ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto no art. 37, da Constituição Federal, a legislação municipal, em vigor, e, em conformidade com o EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2009, cujo resultado foi HOMOLOGADO pelo DECRETO MUNICIPAL Nº 03/2011, de 12 de janeiro de 2011, e publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará – DOE dos dias 24 de janeiro e 07 de fevereiro do corrente ano, RESOLVE CONVOCAR e TORNA PÚBLICA a CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS aprovados e classificados no concurso público acima indicado, até o limite de vagas, discriminado no ANEXO ÚNICO deste EDITAL, para o provimento dos empregos públicos correspondentes, do quadro de pessoal do município de Ipu-Ce, para os cargos de: GRUPO I - ATIVIDADES DE NÍVEL SUPERIOR - ANS : ADVOGADO 40 HORAS; ASSISTENTE SOCIAL – 40 HORAS; ENFERMEIRO 20 HORAS; ENFERMEIRO 40 HORAS; FARMACEUTICO/BIOQUIMICO - 40 HORAS; FISIOTERAPEUTA - 20 HORAS; MAESTRO - 40 HORAS; MAESTRO ADJUNTO - 40 HORAS; TERAPEUTA OCUPACIONAL - 20 HORAS; GRUPO II -ATIVIDADES DE NÍVEL MÉDIO – ANM: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE - AREA 1; GRUPO IV -ATIVIDADES DE NÍVEL ALFABETIZAÇÃO-ANA: AGENTE DE CONSERVAÇÃO DE LOGRADOUROS; AGENTE DE VIGILANCIA PÚBLICA.

Os convocados devem comparecer no Setor de Recursos Humanos, situado na Praça Abílio Martins, s/nº, Centro, na cidade de Ipu/CE, durante o período compreendido entre os dias 29/11 a 09 de dezembro de 2011, das 8h às 12h, para apresentarem os documentos constantes no Anexo Único deste Edital, e serem encaminhados para realização de Exame de Admissão no CEDITE (Hospital Municipal), necessário à preparação dos atos de provimento de cargos constantes no Quadro de Pessoal do Município.

O não comparecimento dos candidatos acima elencados ou a não apresentação dos documentos listados pelo anexo único deste ato convocatório, no prazo estabelecido neste Edital, importará em desistência tácita à vaga para a qual lograram êxito (em observância ao disposto nos itens 6.6 e 6.7 do Edital do Concurso Público 001/2009) e, conseqüentemente, se nomeado, sem o atendimento das exigências ora relacionadas, será tornado sem efeito o ato de provimento.

O candidato que, convocado, não apresentar a habilitação exigida para o exercício do cargo, deverá requerer reclassificação no prazo máximo de cinco dias corridos após a publicação deste Edital, observando ao disposto nos itens 6.8 e 6.9 do Edital do Concurso Público 001/2009.


CARGOS E CANDIDATOS CONVOCADOS

Grupo I - Atividades de Nível Superior - ANS

Advogado 40 Horas; Classificado: David Alcântara Pinto; Classificáveis: José Marques Júnior;

Assistente Social – 40 Horas; Antônia Shirlene Rodrigues de Sousa; Sagramor Roberto Sampaio;

Enfermeiro 20 Horas; Classificados: Rosimary Dantas Bandeira Pinto; Maria Efigênia Mesquita Mororó Muniz;

Enfermeiro 40 Horas; Classificados: Aristótenes Silva Farias; Débora Oliveira dos Santos; José Tarcísio Rodrigues Martins;

Farmacêutico/Bioquímico - 40 Horas; Classificado: Erik Ximenes André De Aragão;
Fisioterapeuta - 20 Horas; Classificados: Paloma Beserra da Nóbrega; Fabrício Arcanjo Mont‘Alverne; Iliana De Maria Farias Tavares;
Maestro - 40 Horas; Classificado: Jorge Antonio Martins Nobre;

Maestro Adjunto - 40 Horas; Classificado: Antonio Jairo Da Costa Leitão;

Terapeuta Ocupacional - 20 Horas; Classificados: Paula Giovanni Mororó Aragão; Georgiana Araújo Farias; Naiany Marinho Araújo; Aline Melo Magalhães;Classificáveis: Roberta Alves Martins; Maria Valdemira Paulino Fontenele; Mariana Silva Sampaio De Holanda; Lilian Oliveira Lima Matos; Kyria Andrade Figueiredo; Aline de Pinho Aragão;

Grupo II - Atividades de Nível Médio - ANM

Agente Comunitário De Saúde - Area I: Classificado: Francisco Alis Soares Oliveira;

Grupo IV - Atividades de Nível Alfabetização - ANA:

Agente de Conservação De Logradouros - Classificados: André Vieira de Sousa; Francisca Lívia Magalhães Marques; Manoel Mirton Martins; Paulo Pereira de Sousa; Fábio Rodrigues de Sousa;

Agente de Vigilância Pública - Classificados: Francisco Eduardo Aragão de Macedo; Duilo Vieira Bandeira ; Francisco de Assis Paulo da Silva; Antonio Ferreira De Sousa; José Dijalma Ribeiro de Sousa 5º; Júlio Rufino; Francisco De Assis Pires Da Silva; José Aquiles de Oliveira; Francisco José da Costa; Francisco Das Chagas Alves; Edinaldo Santiago de Paiva ; José Bezerra Filho; Francisco Adrijane Nunes Dos Santos; Francisco Eduardo De Farias; Francisco Antonio de Sousa Barbosa; Antonio Márcio Peres Da Silva; Paulo Bruno Martins Josino; Ednardo Ferreira da Silva; Simao Rocha de Oliveira; João Alves Fernandes; José Tarcísio Araújo; Raimundo Alves De Sousa; Luiz Vaudeci de Souza; Agripino Neto Alves Pontes; Francisco Eudazio Peres Martins; Edson Ribeiro Barroso; Luiz Marcelo de Aragão Lima; Eduardo Martins de Lima; Mônica Farias de Morais; Mario César Bezerra da Silva; Antonio Clerto de Sousa Moura; Evelino de Paula Lima; José Valdam Freitas de Abreu; Francisco Olívio Marques de Lima; Francisco Onelio Valerio de Souza; Raimundo Fagner de Oliveira Pinto; José Luis Peres Sampaio; José Edmar Cordeiro Pontes; Classificáveis: Francisco Das Chagas Pereira Araújo; Carlos Antonio Alves Chaves; Francisco Das Chagas Alves de Aguiar;

Agente de Vigilância Pública - Candidato Portador De Necessidade Especial; Classificados: Antonio Ogreide Pereira Pontes; Antonio Marcos Dantas De Lima;

Fonte : Ipu Noticas

                                                                            

domingo, 27 de novembro de 2011

Nota de Esclarecimento aos internautas

                                       

  o nosso blog vem esclarecer porque não colocou a postagem enfrentado o crack. o nosso blog fechou uma parceria com o portal do gov federal para retratismos como a droga faz mal, o nosso blog depende do Portal do Gov. Federal para colocar as postagem pois a escrita e tirada do Portal do gov.federal e ocorreu que logo nessa segunda (28/11) eles vão da a manutenção  e por isso a pagina do crack esta inpossibilitada de ser acessada agradecemos a coorientação de todos e colocaremos a qualquer momento novas noticias.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mais uma nova parceria

                                                        
 
                    O blog Ibiapaba fecha  mais uma parceria com o Gov.Federal agora com um olhar mais materno vem da todas as dicas para você ter uma gravidez saudável fazer todo o acompanhamento medico direitinho todas as sextas estaremos colocando dicas novas aguarde mais uma grande parceria com o Gov. Federal estreia dia 10/12/2011

                                         

PM de Ipu realiza mega operação policial em toda cidade



O Ipu Notícia acompanhou de perto uma mega operação realizada pela Polícia Militar de Ipu, comanda pelo Subtenente M Neto, desencadeada durante o dia de ontem, quinta-feira (24/11) em bares, ruas, rodovias e bairros de nossa cidade.

A mega operação contou com o auxilio das equipes da Força Tática, COTAR (Comando Tático Regional) e do CIOPAER (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas) e durante quase todo o dia de ontem realizou blitzes, abordagens, barreira policial dando busca de armas e drogas.

Durante a operação um motociclista foi preso por tentar furar um cerco policial e não obedecer o pedido de parar. Deste o fim de semana 19 pessoas já foram presas em Ipu a maioria por associação ao tráfico de drogas.

As ações foram intensificadas nos bairros problemáticos de nossa cidade onde a venda e consumo de entorpeceres é mais frequentes. O Capitão Gerardo, sub comandante da 2º Companhia, do 3ª BPM informou a nossa equipe que a operação visa alcançar seu objetivo que é inibir roubos e furtos e tráfico de drogas na Região da Ibiapaba, a partir da determinação do Comandante da Companhia Capitão Artunane.

Veja o vídeo da Mega Operação desencadeada em Ipu
envolvendo a Polícia Militar de Ipu, Força Tática, COTAR e CIOPAER


Galeria de Imagens 
(Fotos dessa Mega Operação Policial em Ipu)
Fonte : Ipu Noticias




quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vídeo: Animal Extraterrestre ataca na Serra da Ibiapaba


Na Serra da Ibiapaba dezenas de agricultores afirmam que um animal estranho vem destruindo plantações.

Os ataques teriam começando após o aparecimento de luzes sobrevoando a região.

Veja a Matéria do Repórter Júnior Diniz
TV Diário


Fonte: Tv Diario

Habeas Corpus do STF liberta ex-prefeito de Novas Russas


O Supremo Tribunal Federal, através do ministro Gilmar Mendes, expediu nesta quinta-feira (24) Habeas Corpus em favor do ex-prefeito de Nova Russas, Marcos Alberto Martins Torres.

O ex-gestor estava preso desde maio deste ano, acusado de destinar cheques públicos para contas particulares próprias, de familiares e de sua empresa.

O pedido atende liminar com Habeas Corpus impetrado pelo advogado Carlos Eduardo Maciel Pereira. Com a decisão, o ex-prefeito deve ser posto em liberdade ainda hoje.

Ceará Agora

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Audiência Pública decide aplicação dos R$ 600 Mil para aquisição de Ambulâcias


Aconteceu na última segunda-feira na Câmara Municipal de Ipu por iniciativa dos Próprios vereadores e da Prefeitura Municipal de Ipu, uma Audiência Pública para definir a aplicação dos recursos a que nossa cidade tem direito através de Emenda de Iniciativa Popular ao Orçamento Geral da União. Os recursos desta emenda para o município de Ipu são da ordem de R$ 600 mil.

Na Audiência Pública realizada na CMI na presença dos vereadores Chagas Peres, Arlete Mauricéia, Evaldo Gomes, Ivo Sousa (Presidindo a Audiência), Nonato Martins, Luiz Kim e dos secretários Cícero Gerônimo (Meio Ambiante) e Adriano Melo (Desenvolvimento Econômico) e do povo em geral, ficou decidido por unanimidade que para nosso município os recursos provenientes desta emenda serão destinados à área da saúde na aquisição de ambulâncias de médio porte e uma tipo UTI Móvel.
A Emenda no valor de R$ 600.000,00 deverá destinada por cada município contemplado para uma das seguintes áreas a ser decidido através de audiência Pública onde o Povo escolheria quais dessas ações os recursos fossem aplicado: Estruturação da rede de serviço atenção básica da saúde; Implantação e melhorias sanitárias domiciliares; Implantação e melhores nos sistemas públicos de abastecimento de água; Melhorias ou implantações de sistema públicos de esgotamento sanitário; Melhorias no sistema público de manejo de resido sólidos; Serviço de atenção as urgências emergências na rede hospital.

O enfermeiro Eduardo Damasceno opinou na audiência dizendo que se acaso os serviços de emergência e urgência de saúde estevam deficiente acaba comprometendo um dos princípios do SUS que se refere a integralidade da assistência interrompendo o tratamento da saúde do paciente. "Só quem sabe o que eu disse é quem já teve um ente acidentado que precise ser encaminhado urgentemente para Sobral" ressalta o profissional da saúde de nosso município.

Durante a Audiência o público presente, aproximadamente trinta pessoas, opinaram e contribuíram com o bom êxito da audiência e por todos foi lamentado a pequena quantidade do público na Audiência Publica. O Pré candidato Robson Miranda lamentou a ausência do prefeito e dos pré candidatos a prefeito do nosso município.

Por fim, em votação e de acordo com registro em ata ficou decidido pela maioria dos presença na Audiência em Ipu que os recursos deveriam ser gastos na Estruturação da rede de serviço atenção básica da saúde, com a compra de ambulâncias para a rede de saúde pública do município.

  Fonte: Ipu Noticias

terça-feira, 22 de novembro de 2011

ROUBANDO A CENA: IVONALDO MENDES CAUSA DESCONFORTO NA REUNIÃO DA OPOSIÇÃO.


A reunião do bloco de oposição política do Ipu, que quase não aconteceu por falta de local para a sua realização, ocorrida no último sábado (19 de novembro) e marcada na última hora para a Churrascaria Luar no Bairro Pereiros, foi caracterizada não apenas por ser aberta aos seus simpatizantes, mas também pela presença do pré-candidato do PHS, Ivonaldo Mendes.
O humanista roubou a cena ao usar a palavra, soltar a língua e arrancar aplausos do público com sua eloquência edirmacediana, causando desconforto nos líderes de oposição presentes.
Ivonaldo fez severas críticas à classe política da cidade que segundo ele só tem "bla-bla-blá" em seus 171 anos de história, afirmando catedraticamente que o dinheiro do município "fica passando de bloco em bloco, de família a família, e o povo não participa de coisa nenhuma". Ivonaldo também disse que a situação crítica do município não vem só da gestão de Sávio Pontes.
O líder do PHS atingiu com essas duras colocações membros da classe política ipuense que estavam presentes, como os Mororós, os Rufinos, a ex-Prefeita Corrinha e o Coronel Faníco que é filho e irmão de ex-gestores de Ipu.
"Temos um câncer miserável na Câmara Municipal" "Tem que tirar todos!" - afirmou o filho do Seu Didé se referindo aos Vereadores do legislativo ipuense. Ivonaldo atigiu certeiramente até os Vereadores Arlete e Alberto Martins, que fazem parte da oposição e que estavam presentes na reunião, e até mesmo Serginho Rufino que tem como irmão o saudoso Vereador Nilson Rufino que também fora eleito para essa legislatura.
Pelo visto, dificilmente Ivonaldo será convocado para a próxima reunião, nem que tenha que pagar Três Milhões de Reais para poder participar.

Blog:Kléber Teixeira  as imagem também são do KT

domingo, 20 de novembro de 2011

COMPOSIÇÃO E AÇÃO NO ORGANISMO


pedras_crack.jpg
A chegada do crack ao sistema nervoso central leva, em média, de oito a 15 segundos. A ação da droga no cérebro dura entre cinco e dez minutos Crédito da imagem: TEK IMAGE/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Latinstock
Composição química

O crack é obtido a partir da mistura da pasta-base de coca ou cocaína refinada (feita com folhas da planta Erythroxylum coca), com bicarbonato de sódio e água. Quando aquecido a mais de 100ºC, o composto passa por um processo de decantação, em que as substâncias líquidas e sólidas são separadas. O resfriamento da porção sólida gera a pedra de crack, que concentra os princípios ativos da cocaína.
Segundo o químico e perito criminal da Polícia Federal (PF) Adriano Maldaner o nome ‘crack’ vem do barulho que as pedras fazem ao serem queimadas durante o uso. “A diferença entre a cocaína em pó e o crack é apenas a forma de uso, mas o princípio ativo é o mesmo”, afirma Maldaner.
Por ser produzido de maneira clandestina e sem qualquer tipo de controle, há diferença no nível de pureza do crack, que também pode conter outros tipos de substâncias tóxicas - cal, cimento, querosene, ácido sulfúrico, acetona, amônia e soda cáustica são comuns. “A pureza vai depender do valor pago na matéria-prima pelo produtor. Se a cocaína for cara, é misturada com outras substâncias, para render mais. Se for de uma qualidade inferior, pouca coisa ou nada é adicionado”, diz Maldaner.

Forma de uso e ação no organismo

O crack geralmente é fumado com cachimbos improvisados, feitos de latas de alumínio e tubos de PVC (policloreto de vinila), que permitem a aspiração de grande quantidade de fumaça. A pedra, geralmente com menos de 1 grama, também pode ser quebrada em pequenos pedaços e misturada a cigarros de tabaco ou maconha – o chamado mesclado, pitico ou basuco. “Ao aquecer a pedra, ela se funde e vira gás, que depois de inalado é absorvido pelos alvéolos pulmonares e chega rapidamente à corrente sanguínea”, conta Maldaner. Enquanto a cocaína em pó leva cerca 15 minutos para chegar ao cérebro e fazer efeito depois de aspirada, a chegada do crack ao sistema nervoso central é quase imediata: de 8 a 15 segundos, em média.
A ação do crack no cérebro dura entre cinco e dez minutos, período em que é potencializada a liberação de neurotransmissores como dopamina, serotonina e noradrenalina. “O efeito imediato inclui sintomas como euforia, agitação, sensação de prazer, irritabilidade, alterações da percepção e do pensamento, assim como alterações cardiovasculares e motoras, como taquicardia e tremores”, explica o psiquiatra Felix Kessler, do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fonte: Ibiapaba & Gov. federal

Prefeitura inicia pavimentação em ruas do Bairro da Boa Vista


A Prefeitura Municipal de Ipu iniciou semana passada o serviço de pavimentação em algumas ruas do Bairro Alto da Boa Vista. O calçamento está sendo feito através de recursos próprios da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras do Município que irá contemplar inicialmente as ruas São Luís e Rua Osório Rufino.

A previsão da Secretaria Municipal de Obras é concluir as obras de pavimentação até o fim do mês.


Segundo o que disse o Prefeito de Ipu, Sávio Pontes ao Ipu Notícias outras ruas em diferentes bairros também serão brevemente contempladas com pavimentação. Bairros como Pereiros, Alto dos 14 e Nova Aldeota


                                            



Fonte : Ipu Noticias



sexta-feira, 18 de novembro de 2011

AZV Produções


IPU
Data: 19 de novembro de 2011
Local: Espaço Vip do Gremio de Ipu
Horário: 23:00 h
Atrações: Forró Rekebra e Memorias do Sertao
Realizaç;ao: Bloco Me Leve e Azv Produções

_________________________________________________________________________________




Data: 19 de novembro de 2011
Local: Quadra da Escola Vida
Horário: 23:00 hs
Atrações: Forró Rekebra e Forró Arroxa
Realização: Walternam e Azv Produções  

                                                                                                                  Realização 










       

Aviso de Audiência Pública na Câmara Municipal de Ipu




A Câmara Municipal de Ipu torna público que irá realizar na próxima segunda-feira uma Audiência Pública, tendo como objetivo pleitear recursos junto ao Governo Federal, através da apresentação de Emenda de Iniciativa Popular ao Orçamento Geral da União, exercício 2011.

A Audiência Pública será realizada às 9h, do dia 21 de novembro de 2011, no Plenário da Câmara Municipal de Ipu.

Entenda a Notícia

A Audiência Publica com participação da Prefeitura e da população terá que ser feira para que seja feita uma indicação da aplicação de uma emenda onde a Prefeitura Municipal de Ipu poderá receber uma verba no valor de 600 mil reais.

A emenda deverá ser enviada por Sedex à Comissão de Orçamento, com data de postagem até o dia 10 de dezembro.



Fonte : Ipu Noticias

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Vaticano vai entrar na Justiça contra fotomontagem do beijo do Papa


O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (17) que vai empreender ações legais contra a fotomontagem na qual o Papa Bento XVI beija na boca o imã sunita de Al Azhar, no Cairo, divulgada pela marca de roupas Benetton, anunciou nesta quinta-feira (17) a Secretaria de Estado da Santa Sé.

"Encarregamos nossos advogados para que empreendam na Itália e no exterior as oportunas ações legais para impedir a circulação nos meios de comunicação da fotomontagem realizada no âmbito de uma campanha de publicidade da Benetton", anunciou o Vaticano em uma nota oficial.

Na véspera, o grupo italiano Benetton anunciou sua decisão de retirar de circulação uma campanha publicitária mostrando o Papa beijando na boca o imã sunita da universidade de Al-Azhar, no Cairo, Ahmed el Tayeb.

As relações entre o Papa e o imã de Al-Azhar são difíceis, principalmente depois que Bento XVI expressou solidariedade às vítimas do atentado que fez 21 mortos numa igreja de Alexandria, no dia 1º de janeiro passado.

A peça publicitária inclui, também, um beijo trocado entre Hugo Chávez e Barack Obama, em nome da luta "contra o ódio" e uma cena tórrida entre Barack Obama e o presidente chinês, Hu Jintao, colocada primeiramente em um banner diante da catedral de Milão.

Mas a foto de Bento XVI e o imã egípcio, foi considerada a mais polêmica das outras seis montagens nas quais aparecem outros chefes de Estado ou de governo na mesma posição carinhosa, como a troca de beijos calorosos entre Nicolas Sarkozy e Angela Merkel e entre Mahmud Abbas e Benjamin Netanyahu.

"Lembramos que o sentido desta campanha era exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", comentou, em comunicado, um porta-voz do grupo.

A nova campanha "United Colors of Benetton" chamada "UNHATE" ("não ódio"), foi apresentada, oficialmente, no início da tarde desta quarta-feira, por Alessandro Benetton, vice-presidente do Benetton Group, em Paris.

O Vaticano reagiu imediatamente à campanha considerando a publicidade "uma falta de respeito grave ao Papa".

O grupo Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotos provocadoras nos anos 1990, entre elas a de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta.

G1

Pires Ferreira está entre os 36 municípios cearenses com alto Consumo de crack


Pesquisa apontou também o Ceará como 2º no ranking geral de estados com iniciativas de combate às drogas

Não tem mais dia e hora. Pode ser em uma cidade pequena ou na Capital. O fato é que o Ceará está sendo dominado pelas "pedras", pelo uso do crack e outras drogas. Prova disto é a pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CMN) que revela um dado preocupante: dos 184 municípios, 114 têm circulação de entorpecentes.

Desses, 36 municípios cearenses estão com alto nível de consumo do crack, 31% de todo o território em estado de alerta. Fortaleza, proporcionalmente à taxa de habitantes, ficou com índice médio de uso da "pedra".

Em meio a fatos negativos, o estudo do CMN revela um dado mais otimista. O Ceará é o 2º colocado no ranking de cidades com iniciativas contra o crack. De 117 localidades cearenses pesquisadas, 69 disseram ter ações de tratamento e combate.

Entretanto, com relação aos recursos destinados para os projetos, o Estado está como 8º lugar, perdendo para Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Distrito Federal.

Recursos
A pesquisa da CMN apresenta uma tabela com os valores orçados para programas de combate às drogas nos últimos dois anos. Comparando o período no Ceará, percebe-se uma queda de 19% nos investimentos. Orçou-se 309 mil para 2010 e apenas 247, 5 mil para este ano. A própria Confederação Nacional dos Municípios critica as rubricas.

"Esta consulta aos orçamentos nos indica que os recursos para o financiamento de todas as ações que são necessárias para o enfrentamento aos problemas relacionados às drogas são parcos. O Governo Federal que devia ser o maior indutor de recursos, acaba investindo muito pouco nessa área", expõe.

Avaliando o cenário, a coordenadora de Saúde mental, álcool e outras drogas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rane Félix, confessa a dificuldade de trabalho e reclama do "peso" que a gestão municipal está tendo, em sozinha e com pouca ajuda federal, em arcar com a política na Capital.

"Fortaleza até que tem uma rede bem ampla, com bastantes serviços. Estamos fazendo a diferença. Entretanto, sinto que o Governo do Estado deveria entrar mais e ajudar a combater no Interior para não sobrecarregar em Fortaleza", relata. Ela comenta ainda que já é difícil verba para atenção básica, imagina para a prevenção e combate.

Mapeando as iniciativas da gestão, teríamos, conforme Rane, 14 Caps que atendem, no total, uma média 9 mil pessoas por mês. Os Caps Álcool e Drogas (AD) recebem cerca de 500 pessoas mês e dois Caps infantil com cerca de mil crianças e adolescentes a cada 30 dias.

Um outro serviço, apontado pela gestão como pioneiro no nordeste, seria o Consultório de Rua, funcionando no turno da manhã e de 16h às 22h. Além das parcerias com 120 vagas em Comunidades Terapêuticas.

Entretanto, apesar do montante apresentados pela SMS, a demanda de usuários precisando de tratamento é muito maior que a capacidade real, critica Cristina Munguba, presidente do Desafio Jovem do Ceará.

"A procura por cuidados é muito grande. Na parte de internação, por exemplo, nenhuma comunidade está conseguindo dar conta do excesso de doentes. Muitos estão desassistidos e até morrendo", afirma Cristina.

Vivendo de doações e apenas com apoio de um convênio com o Governo do Estado, ela conta que o Desafio está passando por um sufoco, tendo que limitar as vagas e com contas de luz, água e salários atrasados. "Falta dinheiro, enquanto vemos a crescente de jovens sofrendo com o vício. Uma contradição", disse.

Nacional
Em âmbito nacional, o estudo apontou ainda que, dentre os municípios pesquisados, 89,4% indicaram que enfrentam problemas com a circulação de drogas em seu território. Somente 10,2% citaram que não enfrentam este tipo de problema e 0,4% não souberam informar.

Quanto a circulação da droga no território nacional, 6,8% indicaram que o crack é a droga predominante, 22,9% indicaram que são outras drogas, e a grande maioria 68,7% indicaram que são ambas as drogas que circulam na sua localidade.

Sobre a situação principalmente no Interior, não obtivemos retorno da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

Preocupante
114 dos 184 municípios do Estado do Ceará têm circulação de entorpecentes, confirma a pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM)

Diário do Nordeste