terça-feira, 30 de julho de 2013

O PREFEITO QUE NÃO FOI VAIADO

O prefeito de uma pacata cidade do interior compareceu recentemente a um evento esportivo promovido por um homem de sua restrita confiança. Foi o primeiro encontro do mesmo com a massa depois da eleição em um evento não oficial da Prefeitura.

O líder político que é uma unanimidade no grupo que o colocou no poder entrou no recinto e logo de cara a população se levantou, o ovacionou, foi ao delírio, aplaudiu, crianças correram para abraça-lo.  A motivada guarda municipal se misturou com a massa. Um senhor foi logo gritando "obrigado meu prefeito por ter tido o prestígio de acabar com a cobrança da Taxa de Iluminação!". Uma senhora loira gritou lá de cima "Liberdade, Liberdade, abre as asas sobre nós!! Obrigado meu prefeito por não dar vez aqueles samaritanos que não votaram no nosso partido!".  

O prefeito foi puxado por um assessor que disse "olhe para as faixas". Ele olhou e sentiu o colírio pois elas assim diziam: "Basta pagar todo muito em dia que está tudo Ótimo!". " Um é pouco: NÃO DEMITA NOSSO SECRETÁRIO DE ESPORTE PARALELO!". Havia uma cartolina com alguns erros de português que assim dizia: "Continui fazendo Cacha que o povo agradesi". Lá no canto da quadra havia uma galera de um bairro pobre, onde uma senhora sofrida fazia o L da Liberdade e gritava de forma estérica: "Não pague bolsa família municipal! Compre ou alugue uma rádio pra gente ouvir música brega e dançar que é melhor".  
Uma voz roca quase deixa o chefe do executivo surdo ao gritar "Traga o D.Ó  de volta para a festa do município!!". Um eleitor, ferrenho visitador dos sites de transparência e filiado ao PMDB mas que acompanhava o chefe do executivo, pensou com seus botões: "o D.Ó que eu quero de volta é um outro".

Na hora da premiação o líder fez um discurso emocionado e fez rasgados elogios ao promotor do evento incentivando-o a continuar fazendo outros daquela envergadura. O promovente, por sua vez, saiu ao final dizendo para um deputado presente que não abandonaria jamais seu líder que só tinha como crescer com sua aceitação.

Ah, se teve alguma vaia? Sim, teve. Um ou dois gaiatos tentaram vaiar o prefeito, mas os aplausos foram tão apoteóticos que estes de tão envergonhados mudaram de atitude no meio da manifestação.
LEIA TAMBÉM: A CARREATA COMEMORATIVA DO PREFEITO REEMPOSSADO -DEZEMBRO/2010


fonte: KT

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Cid Gomes visita obras de habitação e mobilidade

Qui, 25 de Julho de 2013 18:08
destaqueO governador Cid Gomes vistoriou nesta quinta-feira (25) obras de habitação, urbanização e de mobilidade urbana em execução em Fortaleza. Acompanhado do secretário das Cidades, Camilo Santana, e de representantes das comunidades, Cid visitou o canteiro de obras do Cidade Jardim – maior conjunto habitacional do Nordeste -, as obras de urbanização do Rio Maranguapinho, a construção dos túneis das avenida Washington Soares e as obras do VLT Parangaba-Mucuripe.

No Cidade Jardim, o Governador pôde acompanhar o andamento da construção dos mais de 5 mil apasrtamentos que beneficiarão famílias sem-teto e que terão imóveis desapropriados. O Cidade Jardim é um projeto do Governo do Estado, executado em parceria com o Governo Federal,  e será o maior conjunto habitacional do Nordeste. Serão 5.536 famílias beneficiadas, resultando em mais de 24 mil pessoas morando em um local digno, com sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário e urbanizado.  Localizado na Avenida Perimetral, o empreendimento atenderá famílias beneficiadas pelos programas habitacionais do Governo do Ceará, além de famílias que compõem os Movimentos Sociais e que viviam em condições precárias no local.


dentro1O condomínio tem  investimento de R$ 352 milhões, que serão destinados à construção de 5.536 apartamentos com 43 metros quadrados cada, distribuídos em 346 blocos. O Cidade Jardim contará também com 13 quadras esportivas, 115 playgrounds, três pistas de skate, quatro campos de futebol, 42 salões de festa. Além da infraestrutura comum a todos os moradores, o Governo do Estado vai atender diversos setores como saúde, educação e segurança. Serão construídas três creches, uma Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) e uma unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24 horas),- já em funcionamento.

A primeira etapa do projeto beneficiará as famílias que já viviam no local. Em um segundo momento serão beneficiadas as pessoas que construíram suas residências na faixa de domínio da REFFSA, onde está em construção o Ramal Parangaba-Mucuripe, ligando esses dois bairros através do sistema rodoviário de Veículos Leve sob Trilhos (VLT). A última etapa vai beneficiar famílias cadastradas em programas habitacionais do Estado, através da Secretaria das Cidades.


dentro2O projeto Rio Maranguapinho, considerado a maior intervenção urbana do País, está beneficiando cerca de 350 mil pessoas de Fortaleza e de Maracanaú. Estão sendo executadas obras de dragagem, construção de conjuntos habitacionais, urbanização das margens do rio e barragem de contenção para evitar as cheias do rio. Estão sendo investidos mais de R$ 400 milhões do Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e do Governo do Estado. Com a conclusão do Projeto Maranguapinho um total de 9.422 famílias que moram nas margens do rio serão reassentadas. As famílias remanescentes nas proximidades do rio também serão beneficiadas com as obras de urbanização ao longo da extensão do rio, com a construção de vias paisagísticas, ciclovias, calçadão, nas duas margens, além da implantação de equipamentos de lazer. O projeto prevê, ainda, a urbanização de 44,44 quilômetros de vias, numa extensão que compreende os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape.

dentro3











dentro4











dentro5















25.07.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil - 85 3466.4898

Fim da Novela: RÁDIO REGIONAL É COMPRADA PELO GRUPO DE OPOSIÇÃO

O poder financeiro de membros do grupo político situacionista liderado pelo Prefeito Sergio Rufino (PCdoB), apesar de ofertas milionárias, não conseguiram convencer o ex-prefeito de Ipu e proprietário da Rádio Regional de Ipu, Sávio Pontes, para aceitar a compra da emissora. O ex-gestor de Ipu foi pressionado por ambas as partes, mas as exigências para que o atual grupo de situação que controla a Câmara Municipal aprovasse as suas contas de gestão, fizeram as negociações não evoluírem.

O atual e único grupo de oposição, remanescentes do palanque de Diego Carlos/Sávio Pontes da eleição passada (2012), fechou o negócio com Sávio Pontes nas últimas horas. Liderados pelo Deputado Estadual Sergio Aguiar (PSB) que será o acionista majoritário após a efetivação da compra, o referido grupo terá entre os seus acionistas a Vereadora Efigênia Mororó e o Vice Prefeito de Pires Ferreira, Lanusse.


fonte: KT

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Aprovação do governo Cid é de 40%, aponta pesquisa CNI/Ibope


Gov: do Ceará Cid Gomes (PSB-CE)
 
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 25, mostra que a aprovação do governador Cid Gomes (PSB) é de 40%. O levantamento é do Ibope e foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O percentual de 40% se refere aos eleitores que avaliaram o governo de Cid como “ótimo” ou “bom”. Segundo o Ibope, Cid é o terceiro melhor avaliado entre as 11 estados citados na edição da pesquisa. À frente dele estão os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 58% de aprovação, e do Paraná, Beto Richa (PSDB), com 41%. O Ibope não divulgou o percentual de eleitores que consideram o governo ruim/péssimo, ou regular.
O governador pior avaliado foi Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, onde apenas 12% dos eleitores consideram o governo “ótimo” ou “bom”.No total nacional, o levantamento foi feito com 7.686 eleitores em 434 municípios, entre os dias 9 e 12 
 fonte: o Povo 

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE AFASTAMENTO DE(A) PREFEITO(A) DE CIDADE PRÓXIMA AO IPU

CASO O JUIZ ACATE O PEDIDO A CIDADE TERÁ NOVAS ELEIÇÕES
 
 
O Ministério Público de uma cidade próxima ao Ipu pediu a cassação do(a) gestor(a) da cidade por abuso de poder econômico no pleito passado. 

A promotoria acatou o pedido feito pelos advogados ligados a coligação política prejudicada, por comprovar através de documentos que a folha da Prefeitura da cidade sofreu um inchaço nos meses anteriores a eleição do ano passado. Para ficar aqui no exemplo, a folha de pagamento no final de 2011 tinha X funcionários e em agosto do ano seguinte quando faltavam poucos meses par as eleições, passou a ter quase 2X. A promotoria também percebeu que em novembro de 2012, tão logo terminaram as eleições, a Prefeitura voltou a ter X funcionários.

Agora a decisão está com o Juiz da Comarca. Caso acate a decisão, teremos novas eleições nessa cidade brevemente.

fonte: KT 

Na luta contra o câncer, Oscar Schmidt recebe a bênção do Papa



'Se não resolver desta vez, não resolve mais', disse o ex-atleta.
Zico, Deco, Fabiana e Fabi, entre outros, também foram abençoados.


Papa Francisco abençoa o atleta Oscar Schmidt (Foto: Reprodução GloboNews)Papa Francisco abençoa o atleta Oscar Schmidt (Foto: Reprodução GloboNews)
O Papa Francisco abençoou esportistas brasileiros na manhã desta quinta-feira (25) em cerimônia fechada no Palácio da Cidade, na Zona Sul do Rio. O Papa recebeu uma camisa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) das mãos do presidente da entidade, Carlos Arthur Nuzman, e deu a bênção a atletas como o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, que luta contra um câncer no cérebro (assista ao lado).
Ao encontrar Francisco, Oscar lhe deu a mão e se ajoelhou. O Papa então tocou em sua cabeça e lhe deu uma bênção. "Se não resolver desta vez, não resolve mais", disse Oscar. "A maior bênção que você pode ter é a bênção do Papa. Ele veio em um momento muito importante para o Brasil. O povo brasileiro é muito sofrido. A vinda dele é a cereja do bolo."
Oscar ainda brincou: "Eu nunca pensei que fosse gostar de um argentino. Ele é humilde demais!". Em seguida, emocionado, Oscar falou por telefone ao vivo no programa Encontro com Fátima Bernardes: "O Papa pode me dar a bênção, mas quem cura é a fé", disse Oscar, chorando muito.
O pontífice também deu a bênção às campeãs olímpicas de vôlei, Fabiana e Fabi, ao ex-jogador de futebol Zico; ao jogador Deco, do Fluminense; ao coordenador técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira; aos atletas paralímpicos Karla Cardoso e Guilherme Lima Sales; e ao iatista Lars Grael.
O Papa também abençoou as bandeiras olímpicas e paralímpicas. O Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos em 2016.
Em seguida, o Papa Francisco recebeu a chave da cidade do Rio de Janeiro, de prata, confeccionada pela joalheria H. Stern. "Agora, de coração, vou a dar a bênção a todos vocês, a sua família, a seus amigos, a todos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E rezem por mim", disse o Papa na bênção no Palácio.
Papa recebe camisa do Brasil - GNews (Foto: Reprodução GloboNews)Papa recebe camisa do Brasil  (Foto: Reprodução GloboNews)
Cerca de 600 pessoas foram convidadas para participar do evento. Crianças de projetos sociais,  atletas e autotidades participaram da cerimônia. Fabiana e Fabi estava muito felizes com o convite.
As campeãs olímpicas de vôlei Fabi e Fabiana  (Foto: Mariucha Machado/G1)As campeãs olímpicas de vôlei Fabi e Fabiana
(Foto: Mariucha Machado/G1)
"Ele pediu que a gente levasse a bênção para todos os atletas. O meu coração está batendo diferente. A gente consegue passar atraves do esporte garra e determinação, e isso o Papa tem de sobra", disse Fabi. "Eu acho que todo mundo queria estar aqui neste momento. Eu faco parte de um grupo de jovens, e esta é uma oportunidade única para a gente refletir", disse Fabiana.
O coordenador técnico da Seleção Brasileira de futebol, Carlos Alberto Parreira, afirmou: "Eu tive o privilégio de ir ao Vaticano e cumprimentar um papa. Foi uma emoção inesquecível. Só a religião católica e o futebol são capazes de movimentar tanta gente. É muito bonito ver esta multidão nas ruas".
Guilherme de Lima Sales, atleta paralímpico, foi escolhido para entregar a chave da cidade para o papa. Está na cadeira de rodas há 11 anos. "Até agora não caiu a ficha. Só de vê-lo foi ótimo. Nem acreditei quando fui convidado".

fonte: G1 

Por chuva, missa e vigília mudam de Guaratiba para Copacabana



Decisão foi anunciada pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.
Mau tempo deixou Campo da Fé cheio de lama, sem condições.



lama_campo_da_fe (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Campo da Fé amanheceu coberto de lama nesta quinta-feira (25) (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
A missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Papa Francisco, que estava prevista para domingo (28) no Campo da Fé, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, foi transferida para a Praia de Copacabana, na Zona Sul.
A vigília que ocorreria no sábado também mudou de lugar. Segundo o Comitê Organizador da JMJ, o mau tempo tornou a realização impraticável, já que o local amanheceu tomado por lama nesta quinta (25). A informação foi confirmada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta no Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o prefeito Eduardo Paes pediu a compreensão dos moradores do bairro. Segundo ele, a situação de Guaratiba, "do ponto de vista de saúde coloca as pessoas em risco", por isso, técnicos em saúde e logística recomendaram a mudança.
Prefeito Eduardo Paes em entrevista coletiva sobre alteração da missa no Campo da Fé (Foto: Juliana Cardilli/G1)Prefeito Eduardo Paes em entrevista coletiva sobre
alteração da missa no Campo da Fé
(Foto: Juliana Cardilli/G1)
Ao lado dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), Paes adiantou que os eventos estão mantidos, mas que haverá contingências em Copacabana.
Segundo o prefeito, a mudança foi decidida com antecedência, mas pode não haver tempo hábil para transferir todos os banheiros.Por isso, os peregrinos que puderem voltar para casa, devem fazê-lo.
Sobre a segurança e mobilidade, o prefeito afirmou que serão feitas adaptações, mas que mais detalhes sobre as alterações somente serão fornecidos em outra entrevista coletiva, que está marcada para as 11h desta sexta no Rio. “Copacabana é muito mais fácil do que em Guaratiba”, disse o prefeito.
arte mudança guaratiba (Foto: Arte/G1)
Depois da abrir a vigília no sábado, a igreja pede que os peregrinos voltem para casa e não durmam na praia, já que não há estrutura montada para isso. Em Guaratiba, havia palco e estrutura de banheiros e montados. As barracas não estão permitidas em Copacabana.
"Seria uma atitude irresponsável nossa manter a vigília ali", afirmou Dom Paulo, que integra o comitê organizador do evento. Segundo ele, o Papa Francisco já foi informado sobre a decisão e está de acordo. Ele afirma que Guaratiba havia sido escolhida a pedido do próprio Papa, que preferia visitar um local mais carente. "Foi uma decisão difícil para nós, mas muito responsável", disse.
Ainda segundo Paes, não houve aporte de dinheiro da prefeitura no terreno, apenas no entorno, como em dragagem de rios. Dom Paulo não informou o valor gasto para realizar o evento em Guaratiba, mas disse que tudo foi financiado pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 no Campus Fidei (Campo da Fé).
"É uma alegria receber o Papa aqui. Não vamos transformar a vinda dele num jogo de contabilidade, de ganhos econômicos. Estamos recebendo um líder espiritual, um chefe de Estado. O Rio ganhou muito e ganha muito, está muito feliz de receber o Papa", afirmou o prefeito.
"O Papa pediu hoje para mandar uma dúzia de ovos para Santa Clara [para parar de chover], e foi o que fiz", completou Paes.
Soldados caminham na lama no Campo da fé em Guaratiba (Foto: Nicolas Tanner/AP)Soldados caminham na lama nesta quinta no Campo da fé em Guaratiba (Foto: Nicolas Tanner/AP)
Moradores contam prejuízo
Vizinhos do Campo da Fé, em Guaratiba, reagiram com surpresa e indignação à notícia do cancelamento dos eventos. Moradores e fiéis ouvidos pelo G1 dizem que a situação já era precária desde a semana passada e que a decisão poderia ter sido tomada com antecedência maior. Ainda assim, em razão das péssimas condições do local, os peregrinos consideraram a troca necessária.
"Não tem como mesmo fazer aqui”, afirmou o pedreiro Ednaldo Freitas Ribeiro. “Como é que vai fazer o evento desse jeito, onde até mesmo quem está trabalhando de botas aqui tem dificuldade para entrar?", questionou. "O prefeito e os engenheiros deveriam ter percebido isso já há algum tempo."
"Gastei R$ 1,5 mil para comprar bebidas para vender para os peregrinos. Quem vai cobrir agora esse prejuízo?", afirma o morador Paulo Teixeira Felipe. Ele disse ainda que vários vizinhos chegaram a alugar casas para os participantes.
Campo da fé alagado em Guaratiba (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Campo da fé alagado em Guaratiba
(Foto: Darlan Alvarenga/G1)
"Será péssimo para a imagem do Rio de Janeiro. Isso vai ser mostrado no mundo todo. É uma vergonha", diz Elton de Jesus, caseiro.
Mais cedo, o colunista do jornal "O Globo" Ancelmo Gois divulgou em seu blog que havia a intenção por parte dos organizadores de transferir a missa para a Zona Sul. Segundo a nota, o prefeito Eduardo Paes afirmou que ia apoiar qualquer decisão dos organizadores.
Nesta manhã, operários ouvidos pelo G1 descreveram que o local que receberia o Papa em Guaratiba estava bastante alagado. O Exército também afirmou ao repórter Darlan Alvarenga que o evento seria cancelado em Guaratiba.
“Tudo em vão”, afirmou um dos militares da Brigada de Infantaria Paraquedista, que realizariam durante a tarde um treinamento para a chegada do Papa no local. “Mas realmente não tinha condições. O solo não tinha condições de absorver mais nada. Seria um vexame.”

fonte: G1

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Papa vai andar em carro aberto pelo Centro no dia de sua chegada ao Rio



O Papa Francisco, que aterrisa no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (22) para a Jornada Mundial da Juventude teve novo trajeto divulgado para o dia de sua chegada ao Rio nesta sexta-feira (19). O percurso começará na Base Aérea do Galeão, de onde seguirá, em carro fechado, até a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro da cidade. De lá, segundo a Rio Eventos, da Prefeitura do Rio, vai de Papamóvel até o Theatro Municipal, em seu primeiro desfile pela cidade.
Chegada do papamóvel ao Rio de Janeiro (Foto: G1) Da Catedral, o pontífica percorrerá a Avenida República do Chile, a Avenida Rio Branco, a Rua Araújo Porto Alegre, a Avenida Graça Aranha, a Avenida Nilo Peçanha e novamente Avenida Rio Branco, de onde seguirá até o Theatro Municipal. Do local, ele irá para o Terceiro Comando Aéreo Regional (3º Comar), no Castelo, em carro fechado.
Em seguida, vai de helicóptero até o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul. De acordo com a Rio Evento, no entanto, até as 16h10 desta sexta, não havia informações ainda sobre a saída do Papa do Palácio Guanabara e seu posterior destino.
Ainda segundo a Prefeitura do Rio, a operação terá inicio à 0h da segunda-feira, com a proibição de estacionamento em vias do Centro. Está previsto que o Papa chegue ao Centro às 17h. O fechamento da área central tem previsão de acontecer às 15h.
A prefeitura recomenda que os cidadãos dêem preferência aos transportes públicos. Para chegar, as estações de metrô mais próximas são Cinelândia e Carioca. Ainda de acordo com a prefeitura, ônibus e vans fretados não terão como chegar próximo à área do evento.
 
Principais interdições
A partir das 14h, a circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:
• Rua Pinheiro Machado, em toda sua extensão nos dois sentidos;
• Túnel Santa Bárbara, sentido Zona Sul;
• Viaduto Engenheiro Noronha;
• Elevado 31 de março, sentido Zona Sul;

A partir das 15h, a circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:
• Avenida República do Chile;
• Avenida Almirante Barroso;
• Avenida Rio Branco;
• Rua Araújo Porto Alegre;
•  Avenida Graça Aranha;
• Avenida Nilo Peçanha;
• Rua Manoel de Carvalho;
• Avenida Treze de Maio;
• Rua Senador Dantas;
• Rua Lélio Gama;
• Rua Evaristo da Veiga;
• Rua México, a partir da Rua Santa Luzia;
• Rua dos Arcos;
• Rua da Assembleia;
• Avenida Presidente Vargas, pista lateral a partir da Avenida Passos até a Avenida Rio Branco, sentido Candelária;
• Rua Buenos Aires, entre Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco;
• Rua Sete de Setembro, entre a Rua da Quitanda e Avenida Rio Branco;
• Rua São José, entre a Rua da Quitanda e a Avenida Nilo Peçanha;
15 minutos antes da saída do Papa da Catedral. Segundo a Prefeitura do Rio, nesta via, não será permitida a presença de público.
• Avenida República do Paraguai, nos dois sentidos;

fonte: G1



quinta-feira, 18 de julho de 2013

Dilma Rousseff destaca programas educacionais do Ceará


dilma2Três mil jovens cearenses passaram a ter mais chances no mercado de trabalho a partir desta quinta-feira (18). Eles se formaram em diversos cursos por meio do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Brasil Sem Miséria (Pronatec BSM), e receberam simbolicamente seus diplomas pelas mãos da Presidenta Dilma Rousseff, do Governador Cid Gomes e do Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. “O Brasil Sem Miséria duplicou os investimentos no Ceará no último ano. São R$ 2 bilhões para famílias de baixa renda deixarem a extrema pobreza. Mas o que as pessoas querem é oportunidade de vencer, e esses jovens aqui são a prova disso”, afirmou o Governador.

Sair da extrema pobreza, segundo a Presidenta, é só o primeiro passo: “O Caminho é o acesso a educação, desde o início. E o Governo do Ceará é um exemplo nesse quesito, com o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC)”. Para ela, o país só se desenvolve com uma população qualificada. O programa, segundo a Ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello, tomou uma decisão estratégica ao expandir a oferta de educação, unir com a demanda e garantir cursos de qualidade. E completou: “No Ceará temos uma situação exemplar, com cursos adequados à demanda do Estado. Comemoramos aqui além desses três mil jovens, mais também os 34 mil já formados no Ceará”.

dilma4Os cursos são ofertados de acordo com o Mapa de Oportunidades de Trabalho e Emprego, identificado pelas prefeituras. De acordo com o Prefeito de Fortaleza, “muitas vezes, nós tínhamos empregos disponíveis, mas não tínhamos qualificação suficiente. O Pronatec veio mudar isso e vai além, pode mudar o destino de uma pessoa”. Roberto Cláudio também aproveitou a ocasião para anunciar o compromisso de ter 10 mil alunos formados em pelo menos um curso até o fim deste ano.

Dos três mil alunos formados, vindos dos municípios de Fortaleza, Aquiraz, Cascavél, Caucaia, Horizonte, Eusébio, Maracanaú, Maranguape e Pacajus, 71% são mulheres e 64% estão na faixa etária de 16 a 29 anos. “É a oportunidade de a mulher deixar de só cuidar dos filhos e da casa, e ter uma profissão. O Brasil precisa disso. É também a oportunidade do jovem ter o seu primeiro emprego e ter um futuro melhor”, afirmou a Presidenta. André, formando do curso de recepcionista, é um exemplo disso. “Apareceu como uma grande oportunidade na minha vida. A estrutura é impecável e a tecnologia maravilhosa, tudo isso sem custos”, comemorou.

No Ceará, estão matriculados atualmente 15.591 pessoas, jovens a partir de 16 anos de idade, de 68 municípios que já pactuaram vagas com o MDS. Até o momento, 165 municípios já aderiram ao programa.

dilma3Assistência Técnica ao agricultor

Na ocasião, também foi feita a entrega de projetos produtivos para as famílias beneficiadas com o Programa Bolsa-Família. Vinte mil família já recebiam essa assistência por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), e agora mais vinte mil serão beneficiadas com R$ 3 mil reais para o início do projeto, totalizando R$ 60 mil.

Estiveram presentes na ocasião os Ministros da Integração, Fernando Bezerra; das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino; os senadores Inácio Arruda e José Pimentel; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; os deputados federais José Guimarães, Ilário Marques, Chico Lopes e Walter Cavalcante; secretários de Estado e demais autoridades.

18.07.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Cinturão das Águas garantirá segurança hídrica ao Ceará até 2040


dilma6A Presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes assinaram, nesta quinta-feira (18), a ordem de serviço que autoriza o início das obras do Trecho I do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O documento também foi assinado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Todo o projeto, garantirá segurança hídrica ao estado até o ano de 2040.

Durante o ato de assinatura, a Presidenta relatou os desafios em oferecer segurança hídrica à população e, reconheceu no Ceará um estado, antes de tudo, forte pela sua capacidade de planejamento para conviver com a realidade do semiárido nordestino. “Poder garantir o direito fundamental de acesso a água dignifica o fato de eu ser Presidenta”, destacou. E emendou: “As águas vão rolar no Ceará”.

Já o governador Cid Gomes lembrou que o projeto do Cinturão das Águas é um projeto ousado, mas que o primeiro trecho, que compreende três lotes e um total de 158 quilômetros, começará a sair do papel. “Com o projeto, nós vamos conseguir alimentar e perenizar as diversas bacias do Ceará. Na oportunidade, Cid Gomes fez questão de destacar a atenção do Governo Federal com os cearenses. “Nunca o Ceará teve tanta dedicação do Governo Federal como tem tido com o governo da presidenta Dilma Roussef”, afirmou.

O ministro Fernando Bezerra garantiu que o CAC ampliará tanto a oferta de água, quanto a ampliação de águas irrigadas. Ele convidou a presidenta Dilma a conferir, no próximo mês de agosto, o que ele considera que será a maior frente de serviço de obra pública no Ceará: a integração do CAC com as obras do eixo norte da Transposição do São Francisco.


Cinturão das ÁguasCAC

Com 158 km de extensão, o primeiro trecho do CAC vai levar água do reservatório Jati, no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, para toda a região do Cariri, passando pelo rio Cariús, afluente do Jaguaribe, chegando até o açude Orós. Trata-se de um amplo sistema, a partir de um canal principal com 30 m3/s de vazão, capaz de abastecer 17 municípios cearenses com água para consumo humano, hidratação animal e também para promoção da agricultura irrigada e de atividades industriais.


O investimento total chega a R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 1,1 bilhão de recursos federais e R$ 393,5 milhões de contrapartida do governo estadual. O Trecho autorizado beneficiará os municípios de Jati, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Mauriti, Barbalha, Crato, Milagres, Nova Olinda, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Aurora, Cariús, Iguatu, Quixelô, Icó e Orós.



18.07.2013
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

quarta-feira, 17 de julho de 2013

IPU na JMJ 2013.



O blog "Imprensa Livre" mais uma vez parte na frente e garante a cobertura total da JMJ no Rio de Janeiro dos dias 22 a 28 de Julho, o nosso blog terá mais uma vez o apoio total da emissora Globo News que nós foi fundamental para cobertura da escolha do Papa Francisco I em Roma, e também contaremos com o apoio total da Rádio Regional com 2 ilustres repórteres serão eles Pe.Raimundo Nonato Timbó de Paiva e Dulcinéia da Silva Marçal, estaremos ligados 24horas por dia para informar os Ipuenses. 



   

terça-feira, 16 de julho de 2013

Lula no The New York Time: "Protestos não representam rejeição à política". 16.07.13

(ex-Presidente "Lula" PT)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez sua análise sobre os protestos recentes ocorridos no País, em sua coluna mensal distribuída pelo jornal New York Times. Em texto publicado nesta terça-feira, 16, Lula discorda da ideia de que as manifestações reflitam uma rejeição à política e acredita que também sejam resultado das políticas sociais e econômicas adotadas pelo País nas décadas recentes.

No texto, em inglês, Lula afirma ainda que os protestos vão encorajar as pessoas a participar mais ativamente da política. O ex-presidente procura responder os motivos que levaram os jovens às ruas do Brasil, já que o País vive um bom momento econômico. Para Lula, os protestos foram motivados por pessoas que queriam serviços públicos de melhor qualidade e instituições políticas mais transparentes.
O ex-presidente destacou ainda o uso das redes sociais nesse processo e afirmou que os jovens querem ser ouvidos. Para isso, sugere, devem ser pensadas novas formas de participação e as instituições devem usar as novas tecnologias como instrumento de diálogo e não como "mera propaganda".
Ao PT, seu partido, Lula recomendou uma "profunda renovação". Segundo ele, é preciso que a sigla recupere a ligação com movimentos sociais e ofereça "novas soluções para novos problemas".
Ao final do texto, Lula elogiou a iniciativa da presidente Dilma Rousseff ao sugerir o plebiscito para a reforma política e ao propor um "compromisso nacional" para melhorar a saúde, educação e o transporte público.
Leia o texto de Lula:

"São Paulo - Os jovens, os dedos rápidos em seus celulares, tomaram as ruas ao redor do mundo.

Parece mais fácil de explicar esses protestos quando ocorrem em países não democráticos, como no Egito e na Tunísia em 2011, ou em países onde a crise econômica aumentou o número de jovens desempregados para máximos assustadoras, como na Espanha e na Grécia, que quando eles surgem em países com governos democráticos populares - como o Brasil, onde atualmente gozam as menores taxas de desemprego da nossa história e uma expansão sem precedentes dos direitos econômicos e sociais.

Muitos analistas atribuem recentes protestos a uma rejeição da política. Eu acho que é precisamente o oposto: Eles refletem um esforço para aumentar o alcance da democracia, para incentivar as pessoas a participar mais plenamente.

Eu só posso falar com autoridade sobre o meu país, o Brasil, onde eu acho que as manifestações são em grande parte o resultado de sucessos sociais, econômicas e políticas. Na última década, o Brasil dobrou o número de estudantes universitários, muitos de famílias pobres. Nós reduziu drasticamente a pobreza ea desigualdade. Estas são conquistas importantes, no entanto, é completamente natural que os jovens, especialmente aqueles que estão a obtenção de coisas que seus pais nunca tiveram, deve desejar mais.

Estes jovens não viveu a repressão da ditadura militar nas décadas de 1960 e 1970. Eles não vivem através da inflação dos anos 1980, quando a primeira coisa que fizemos quando recebemos nossos salários foi a correr para o supermercado e comprar tudo o possível antes de os preços subiram novamente no dia seguinte. Lembram-se muito pouco sobre a década de 1990, quando a estagnação eo desemprego deprimido nosso país. Eles querem mais.

É compreensível que assim seja. Eles querem que a qualidade dos serviços públicos a melhorar. Milhões de brasileiros, incluindo os da classe média emergente, comprou seus primeiros carros e começaram a viajar de avião. Agora, o transporte público deve ser eficiente, tornando a vida nas grandes cidades menos difícil.

As preocupações dos jovens não são apenas material. Eles querem maior acesso ao lazer e atividades culturais. Mas acima de tudo, eles exigem instituições políticas que são mais limpos e mais transparente, sem as distorções do sistema político e eleitoral anacrônico do Brasil, que recentemente se mostrado incapazes de gerir a reforma. A legitimidade dessas demandas não pode ser negado, mesmo que seja impossível encontrá-los rapidamente. É preciso primeiro encontrar fundos, estabelecer metas e definir prazos.

A democracia não é um compromisso de silêncio. Uma sociedade democrática é sempre em fluxo, debater e definir as suas prioridades e desafios, em constante desejo de novas conquistas. Apenas em uma democracia pode ser um índio eleito presidente da Bolívia, e um Africano-Americano ser eleito presidente dos Estados Unidos. Apenas em uma democracia podia primeiro um metalúrgico e uma mulher ser eleita presidente do Brasil.

A história mostra que, quando os partidos políticos são silenciadas, e as soluções são procuradas pela força, os resultados são desastrosos: as guerras, as ditaduras ea perseguição das minorias. Sem partidos políticos não pode haver uma verdadeira democracia. Mas as pessoas simplesmente não querem votar a cada quatro anos. Eles querem interação diária com os governos locais e nacionais, e participar na definição de políticas públicas, oferecendo opiniões sobre as decisões que os afetam cada dia.

Em suma, eles querem ser ouvidos. Isso cria um enorme desafio para os líderes políticos. Ele exige as melhores formas de engajamento, através da mídia social, no trabalho e nos campi, reforçando a interação com grupos de trabalhadores e líderes da comunidade, mas também com os chamados setores desorganizados, cujos desejos e necessidades não devem ser menos respeitado por falta de organização .

Tem-se dito, e com razão, que enquanto a sociedade entrou na política era digital permaneceu analógico. Se as instituições democráticas utilizadas as novas tecnologias de comunicação como instrumentos de diálogo, e não por mera propaganda, eles iriam respirar ar fresco em suas operações. E isso seria mais eficaz trazê-los em sintonia com todas as partes da sociedade.

Mesmo o Partido dos Trabalhadores, que ajudou a fundar e que tem contribuído muito para modernizar e democratizar a política no Brasil, precisa de profunda renovação. É preciso recuperar suas ligações diárias com os movimentos sociais e oferecer novas soluções para novos problemas, e fazer as duas coisas sem tratar os jovens paternalista.

A boa notícia é que os jovens não são conformistas, apático ou indiferente à vida pública. Mesmo aqueles que pensam que odeia a política estão começando a participar. Quando eu tinha sua idade, eu nunca imaginei que me tornaria um militante político. No entanto, acabamos de criar um partido político quando descobrimos que o Congresso Nacional praticamente não tinha representantes da classe trabalhadora. Através da política que conseguimos restaurar a democracia, consolidar a estabilidade econômica e criar milhões de empregos.

É evidente que ainda há muito a fazer. É uma boa notícia que os nossos jovens querem lutar para garantir que a mudança social continua em um ritmo mais intenso.

A outra boa notícia é que a presidente Dilma Rousseff propôs um plebiscito para realizar as reformas políticas que são tão necessárias. Ela também propôs um compromisso nacional para a educação, saúde e transporte público, em que o governo federal iria fornecer apoio técnico e financeiro substancial para estados e municípios.

Ao conversar com jovens líderes no Brasil e em outros lugares, eu gostaria de dizer-lhes o seguinte: Mesmo quando você está desanimado com tudo e com todos, não desista na política. Participe! Se você não encontrar em outros, o político que você procura, você pode achá-la em si mesmo.

Luiz Inácio Lula da Silva é um ex-presidente do Brasil, que agora trabalha em iniciativas globais com o Instituto Lula."
Fonte: The New York Time
Via: Estadão

Para Brasil, argumento dos EUA é insuficiente

Brasília. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reforçou, ontem, que ainda são insuficientes os esclarecimentos dos Estados Unidos no caso do monitoramento de informações brasileiras. Há denúncias de que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) monitorou, na última década, milhões de telefonemas e a correspondência eletrônica de pessoas residentes ou em trânsito no País. A informação sobre espionagem foi revelada pelo ex-analista da NSA Edward Snowden.

O ministro das Relações Exteriores considera que ainda são insuficientes os esclarecimentos dados pelo governo norte-americano no caso do monitoramento de informações brasileiras FOTO: REUTERS
"Alguns esclarecimentos foram fornecidos, mas consideramos insuficientes", disse ontem o ministro, depois da reunião com representantes do governo nigeriano.

Segundo Patriota, um grupo técnico brasileiro está trabalhando na elaboração de uma lista de perguntas que serão apresentadas aos EUA, para que então sejam apresentados esclarecimentos adicionais sobre o episódio. Esse grupo, de acordo com o chanceler, envolve representantes dos ministérios da Justiça, da Defesa, das Relações Exteriores e de Ciência e Tecnologia, além do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

Patriota recebeu, ontem, no Itamaraty, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Olugbenga Ayodeji Ashiru. Os ministros discutiram temas da agenda bilateral, com destaque para o Mecanismo de Diálogo Estratégico, criado durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Abuja, em fevereiro.

Encurralado
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou, ontem, os Estados Unidos de manter Edward Snowden encurralado em território russo. "Os EUA assustaram outros países, e ninguém quer acolher Snowden. Assim, no final das contas, eles mesmos o encurralaram em nosso território", afirmou Putin.

"Snowden chegou ao nosso território sem convite. Não veio conosco. Voava para outro país. Mas tão logo souberam que ele estava no ar, nossos parceiros americanos bloquearam suas futuras escalas", disse.

Durante um encontro com estudantes na região de Leningrado, o chefe do Kremlin reconheceu que o caso "por enquanto está no limite".

"Mas, assim que surgir a possibilidade de ir a algum lugar, ele o fará. Afinal de contas, ele quer ir para um lugar de residência permanente. Quer residir em outro país", ressaltou. 

fonte: DN 

Eunício só fala de sucessão em 2014

Marcada para ocorrer na manhã de ontem, a sessão especial na Assembleia Legislativa que iria discutir Reforma Política e o Plebiscito Geral foi adiada para o segundo semestre deste ano. Autor da solicitação para o evento, o deputado Danniel Oliveira (PMDB) justifica que o debate foi adiado em decorrência de a discussão do tema na Câmara Federal ter sido adiada para depois do recesso parlamentar, que começa amanhã e segue até o fim de julho em ambas as Casas Legislativas.

Para o presidente estadual do PMDB, a sucessão cearense ainda não entrou em discussão na aliança que sustenta o Governo estadual FOTO: BRUNO GOMES
O senador Eunício Oliveira, um dos que participariam do encontro, defende de maneira muito clara uma Reforma Política com vários pontos, alguns deles discutidos há algum tempo como é o caso do voto distrital, fim das coligações proporcionais e do voto majoritário para as eleições proporcionais, ou seja, é eleito quem tem mais voto. Além disso também defende a adoção do voto aberto nas casas legislativas para que o eleitor possa avaliar o desempenho do parlamentar em quem votou.

Ele considera o tempo curto para que várias mudanças significativas sejam adotadas a tempo de seus efeitos valerem para as eleições do próximo ano porque é preciso manter o princípio da anualidade das leis eleitorais, mas é favorável, inclusive a uma consulta plebiscitária sobre os principais pontos da Reforma Política, sendo essa consulta concomitante às eleições de 2014, evitando, inclusive gastos com recursos financeiros.

Demonstração

Ao elogiar as manifestações populares com a participação de milhares de pessoas nas ruas, Eunício considera isso uma demonstração de que temos uma democracia plena. Em função desses movimentos acredita que o Brasil acordou, o Congresso Nacional acordou, o Judiciário acordou e como exemplos práticos dessas mudanças lembrou o fato de um deputado federal ter sido preso e ter o mandato cassado, assim como a extinção da figura do segundo suplente de senador e da proibição de candidato a suplente de senador, parente do titular, ou seja, não será mais possível uma pessoa ser candidata ao Senado da República e colocar como suplente a esposa ou um filho, por exemplo. Essa é uma medida moralizadora com efeito para as eleições do próximo ano.

Eleições

Para Eunício Oliveira, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) dispõe de nomes e tem condições de lançar candidatos, nas eleições do próximo ano, tanto para a Presidência da República quanto para o Governo do Estado do Ceará, mas essa é uma questão que será discutida somente a partir de janeiro do ano que vem.

Sobre a disputa pelo Governo do Estado do Ceará disse que queria deixar essa questão bem clara, afirmando que "o PMDB tem nomes, o PMDB tem tamanho, o PMDB tem tempo de rádio e televisão para se comunicar com os eleitores e o PMDB tem sim a possibilidade de disputar o governo do Estado".

Mas, lembrou, a existência de uma aliança e tem mantido cautela ao se manifestar sobre esse assunto porque dentro da aliança ainda não conversou sobre isso, mas ao ser posto na mesa das discussões não tem dúvida de que o PMDB vai para as próximas eleições com uma posição clara e transparente. Ele ressalta ainda que o ano eleitoral é 2014 e as conversar sobre eleições serão processadas somente no próximo ano. 

fonte: DN

Eduardo Campos: "Sob hipótese alguma, seremos "plano B” do PT"

( Gov. de Pernambuco Eduardo Campos PSB)
O clima de instabilidade política gerado pelas ondas de protestos que se alastraram pelo País ao longo das últimas três semanas “respingou” na movimentação nacional do governador Eduardo Campos (PSB). Ainda que, internamente, mantenha-se o discurso de que o projeto presidencial não foi abandonado, a avaliação no PSB é de que Eduardo deve articular com o “dobro” de cautela seu descolamento do governo federal e do PT. O recado dos socialistas é de que, se houver, o rompimento não será antes de 2014.

Com a brusca queda nos índices de popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT), que enfrenta ainda pressão de sua base de apoio no Congresso, especialmente do PMDB, entende-se que qualquer sinal, agora, de deslocamento do PSB para fora da aliança pode ser encarado como “oportunismo” diante da opinião pública.

Ao mesmo tempo em que pretende manter a condição de “aliado-crítico”, Eduardo mede cada passo e cada palavra dirigido contra a presidente. Não quer se enquadrado, publicamente, na categoria de oposicionista, apesar de suas críticas à política econômica ou à articulação política do governo. Em documento divulgado na semana passada, ele não só classificou de “artificial” a relação do governo com sua “base parlamentar” como “alertou” para os problemas nos serviços públicos e os baixos índices na economia.

No PSB, existe a avaliação de que se o rompimento com o PT houvesse sido consolidado antes das manifestações, Eduardo poderia ter se credenciado para atacar o governo federal e o PT de forma mais direta e apresentar-se, abertamente, como alternativa. Como não o fez, a estratégia, agora, será manter a aliança no “banho-maria” e alimentando, nos bastidores, o projeto presidencial.

Os rumores de que ex-presidente Lula (PT) teria dito que Eduardo seria o “vice dos sonhos” do PT, em 2014, tem sido tratado com desprezo por socialistas que repetem o discurso, já dito pelo próprio governador, de que, sob hipótese alguma, será “plano B” do PT. “Agora que o PMDB está emparedando a presidente, ele vem nos procurar? Não é assim”, questionou, em reserva, um aliado.

Em meio à tensão política, Eduardo estará amanhã em Brasília, junto com o prefeito Geraldo Julio (PSB), para participar de um encontro com a ministra de Planejamento, Miriam Belchior. O objeto de discussão serão os novos recursos que o governo federal prometeu liberar para investimentos em mobilidade urbana como forma de “responder” aos protestos.