sexta-feira, 24 de maio de 2013

Esteticista é presa em Ipu acusada de estelionatário e homicídio culposo


Policiais Militares do Estado do Ceará estiveram em Ipu na noite de ontem, quinta-feira (23/05) para cumprir dois mandatos de prisão preventivos contra uma esteticista natural de Itapipoca-CE que estaria montando um consultório no município de Ipu.

Foto/ Portal Correio (Paraíba)
De acordo com a Polícia Civil de Ipu a mulher que é irmã do atual secretário de segurança pública do município é acusada de Homicídio Culposo no município de  Arcoverde Sertão de Pernambuco e Estelionatário em Campina Grande na Paraíba.

A receber voz de prisão Maria Gorete Moura Castro, 49 anos acabou passando mal e foi internada  no Hospital Monsenhor Moraes em Ipu onde ficou sob escolta policial. A esteticista será levada para o Presídio Municipal de Ipu, onde aguardará transferência para o Presidio Feminino, Complexo do Serrotão em Campina Grande/PB.

No crime cometido em Campina Grande o Juiz que expediu o mandato de prisão preventiva foi o Dr. Paulo Sandro Gomes de Lacerda, Juiz criminal da 5ª Vara Criminal da Comarca de Campina Grande, Estado da Paraíba. Em Pernambuco o mandato foi expedido pela Juíza Raquel Beronildi Breno, juiz titular da comarca de Arco Verde, Estado de Pernambuco.     

A Delegacia de Defraudações e Falsificações de Campina Grande na pessoa do delegado Iasley Almeida que investigou o caso na época explicou na imprensa da Paraíba que Maria Gorete estava sendo acusada de prática irregular da medicina, de exposição de pessoas a risco de saúde e de provocar prováveis lesões em pacientes.

Notícias na época

Em 2012 a imprensa da Paraíba noticiou os fatos contra a acusada.


* Foto divulgação (Portal Correio / Grupo Correio da Paraíba)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Dilma é a segunda mulher mais poderosa do mundo no ranking da revista Forbes


A presidenta Dilma Rousseff é a segunda mulher mais poderosa do mundo, de acordo com o ranking da revista norte-americana Forbesdivulgado nesta terça-feira (22). Dilma, que tinha ficado em terceiro lugar na última lista, conquistou a posição até então ocupada porHillary Clinton, que deixou a Secretaria de Estado dos Estados Unidos e agora aparece em quinto. A chanceler alemã, Angela Merkel, manteve a primeira colocação dos últimos anos.
Presidente confirma sua influência no mundo (Foto: Agência Brasil)

Segundo a revista, Dilma tem, na metade de seu primeiro mandato, o desafio de reverter o menor crescimento econômico do país registrado nos dois últimos anos, em relação à última década. A publicação ressalta, no entanto, que “sua ênfase no empresariado inspirou uma nova geração de empreendimentos”.
A Forbes também destaca que agora Dilma tem um novo aliado, com a eleição, no início do mês, do brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo como diretor-geral da Organização Mundial do Comércio.
Outra brasileira que também subiu no ranking é a presidenta da Petrobras, Graça Foster, que passou da 20ª para a 18ª posição. A publicação apresenta Graça Foster como comandante da maior empresa do hemisfério sul por vendas e valor de mercado e destaca a Bacia de Santos como “uma das fronteiras de petróleo mais promissoras do mundo”, e o aumento da demanda por gasolina no Brasil nos últimos dez anos, mais de quatro vezes maior do que a média mundial.

fonte: DN 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Atrações musicais dos festejos de 26 anos de Pires Ferreira




Confira as atrações músicas que farão a animação dos festejos de Pires Ferreira - Ceará.

Sábado (25/05): Xé Pop e Pé de Ouro
Domingo (26/05): Aviões do Forró e Luis Marcelo & Gabriel


Panfleto Oficial : Prefeitura Municipal de Pires Ferreira 

Funcionários do Detran em todo Ceará realizam paralisação nesta terça-feira


Funcionários do Detran em todo o Estado doCeará paralisaram suas atividades nesta terça-feira (21). O movimento é um protesto do servidores que reividicam uma  atualização no Projeto de Cargos e Carreiras Salariais (PCCS) da categoria.
Serviços importantes, como fiscalização de trânsito e vistoria de veículos estão paralisados. Foto JL Rosa
O grupo está reunido na área externa do Detran da Avenida Godofredo Maciel, no bairro Maraponga. Serviços importantes, como  fiscalização de trânsito e transporte, emissão e renovação de carteiras de habilitação e vistoria de veículos estão totalmente paralisados.
Mais informações em instantes.

fonte: DN 

PREFEITA DE CAMOCIM É CASSADA, CONSEGUE LIMINAR E VOLTA AO CARGO.

PREFEITA: Monica Aguiar (PSB) e VICE:Zé OIavo (PHS)


A prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, conseguiu, ontem, liminar, antes da publicação da sentença que determinou a cassação de seu mandato, garantindo sua permanência na Prefeitura do Município. O juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) Raimundo Nonato Silva, que concedeu a medida liminar, determinou o restabelecimento da situação anterior à cassação até que ocorra o julgamento final do recurso interposto pela prefeita ao TRE.

O juiz da 32ª Zona Eleitoral, Rogério Henrique do Nascimento, determinou a cassação dos mandatos da prefeita de Camocim, Mônica Aguiar (PSB), e seu vice, José Olavo Tahim (PHS), no último dia 16, mas só enviou para publicação ontem para "evitar tumulto na cidade". O presidente da Câmara Municipal de Camocim, Régis de Araújo (PR), que faz oposição à atual gestão, chegou a ser empossado, ontem, prefeito interino.

A decisão do juiz eleitoral atendeu à uma Ação de Impugnação de Mandato Eleitoral proposta pela coligação do candidato derrotado Francisco Gomes de Araújo, conhecido como Chiquinho do Peixe. De acordo com a argumentação do juiz, a chapa vencedora nas eleições de Camocim teria se beneficiado de "abuso de poder econômico" ao distribuir centenas de camisas amarelas para serem usadas no dia 7 de outubro do ano passado, quando foram realizadas as eleições municipais. Também é citada na ação a utilização de um avião distribuindo panfletos em favor da candidata eleita Mônica Aguiar, que não teria entrado na prestação de contas de campanha. Entretanto, o proprietário da aeronave alegou que fez a propaganda por conta própria.

A decisão contra a prefeita eleita gerou ampla repercussão na cidade, inclusive nos oposicionistas à atual gestão. Empossado, ontem, prefeito temporário do Município, o vereador da oposição Régis de Araújo afirmou que iria convocar todas as 641 pessoas que passaram no concurso público realizado pela última administração municipal e exonerar todo o secretariado do primeiro escalão da Prefeitura.

A prefeita com mandato cassado, Mônica Aguiar, não tem maioria na Câmara Municipal. Dos 15 vereadores eleitos em Camocim, sete integram sua base aliada.

 A prefeita de Camocim aguardará, em exercício do mandato, a decisão do recurso. Somente se a sentença for confirmada no TRE e no Tribunal Superior Eleitoral será realizada nova eleição. 

fonte de adaptação: KT  

segunda-feira, 20 de maio de 2013

JUSTIÇA ELEITORAL CASSA PREFEITA E VICE DE CAMOCIM

Prefeita afastada: Monica Aguiar (PSB) e Vice: José Olavo (PHS)

    O Juiz Eleitoral de Camocim, Rogério Henrique do Nascimento, cassou na manhã desta segunda-feira (20) o mandato da Prefeita Monica Aguiar (PSB), e do seu vice, José Olavo (PHS). Com a decisão, o Presidente da Câmara, Régis da Ipu, deverá ocupar o cargo vago. De acordo com informações obtidas pelo blog, advogados de Monica Aguiar já estariam providenciando a devida defesa, o que inclui um recurso junto ao TRE com o objetivo de reverter a decisão. 
Em suas alegações, a Coligação de Chiquinho do Peixe, diz que um grande número de camisas amarelas, usadas no dia da eleição, pode ter influenciado o resultado do pleito. Além disso, alega que o uso de um avião, que fazia suposta propaganda da candidata, não constava da prestação de contas. Esses dois argumentos são citados como os mais fortes pela coligação.  
Postado por Tadeu Nogueira às 11:32h


FONTE: Camocim Online 
Fonte foto: Google 

VANDERLEY PEDROSA SOLICITA AO GOVERNO AMBULÂNCIAS PARA IPU E UBAJARA



Dep. Vanderley Pedrosa (PTB) Gov. Cid Gomes (PSB)
O deputado Vanderley Pedrosa (PTB), aprovou requerimentos na Assembleia Legislativa, com encaminhamento ao governador Cid Gomes (PSB), a quem solicitada a doação de ambulâncias para os municípios de Ubajara e Ipu.

Há carência grande nos dois municípios, principalmente, para transporte de doentes aos hospitais na própria região e ou para Fortaleza. 
Fonte: O ESTADO

sábado, 18 de maio de 2013

Começa segunda-feira (20) atendimento na emergência do Hospital Regional Norte


banner hospital regional norte
























Nesta segunda-feira, 20 de maio, começa o atendimento na emergência do Hospital Regional Norte, em Sobral. É o início da última etapa do cronograma de funcionamento do novo HRN, construído pelo Governo do Estado para atender toda a população dos 55 municípios da macrorregião Norte. Na emergência, que tem início com o atendimento de pacientes adultos,  são 38 leitos e 15 consultórios.

O atendimento na emergência seque a Classificação de Risco. Isso significa  que o tempo para o paciente ser atendido é de acordo com a gravidade do seu caso. Todo paciente, após passar pela triagem, recebe uma pulseira com a cor correspondente ao tempo de atendimento. A pulseira vermelha é colocada no braço do paciente em caso de emergência, que necessita de atendimento imediato, zero minuto. A pulseira amarela, com 10 minutos,  é entregue em caso muito grave, de atendimento praticamente imediato. O paciente que precisa de atendimento rápido, mas pode aguardar, recebe a pulseira amarela. Já o paciente menos grave, depois de passar pela triagem, pode ser atendido de 120 a 240 minutos ou encaminhado para outros serviços de saúde já que o Hospital tem o perfil de média e alta complexidade.

                              hrn dentro

No último dia 30 de maio ocorreu umas das etapas mais importantes do cronograma de funcionamento. Foi a abertura das internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Nesta sexta-feira, 17 de maio, há sete pacientes nas UTIs do Hospital Regional Norte. As cirurgias começaram a ser feitas no dia 18 de março.

banner emergencia2 hrnCom 57.813,70 metros quadrados de área construída, na Rua John Sanford, 1.500, no bairro Junco, o HRN é o maior hospital do interior do Nordeste. Tem 382 leitos e capacidade para realizar até 1.300 internações por mês.  Em obras e equipamentos foram investidos R$ 229.082.947,73, recursos do Governo do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  O HRN faz parte do programa de expansão e melhoria da assistência à saúde da população que o Governo do Estado  desenvolve na Capital e no Interior.


17.05.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br  / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213 )
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara

Prêmio Ceará Gestão Publica será lançado segunda-feira (20)


SeplagO Governo do Estado, em parceria com o Comitê Gestor do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), lança o V Ciclo do Prêmio Ceará Gestão Pública 2013 (PCGP). A solenidade acontece nesta segunda-feira (20), às 14 horas, no Auditório da SEPLAG, no Centro Administrativo do Cambeba, com a presença do secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, e outras autoridade

A programação de lançamento inclui palestra do professor Valdemar Barros Filho, da Fundação Dom Cabral, que proferirá palestra sobre “Os Desafios da Gestão por Resultados gerando Valor Público”. O palestrante é professor convidado da FDC na área de Estratégia, já tendo atuado como Consultor Técnico do PAEX/CE – Parceiros para a Excelência. Foi Superintendente de Suporte Estratégico (Planejamento) e Coordenador da Área de Tecnologia do Banco do Nordeste.

Ao longo dos últimos quatro anos, o PCGP vem se tornando um aliado das organizações públicas que buscam melhoria na gestão, reconhecendo as instituições que mais se destacaram nos ciclos anteriores e estimulando as demais a aderirem a este movimento em busca da melhoria e inovação nos serviços públicos. O secretário Eduardo Diogo destaca que “para a administração pública é fundamental o fortalecimento da gestão, ampliando a capacidade de atendimento pelo Governo das demandas da sociedade, com qualidade e eficácia”. Neste sentido, enfatiza o titular da SEPLAG o lançamento ocorrido em dezembro do ano passado da Agenda Comum de Gestão Pública – União e Estados, resultado de trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD) e Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento (CONSEPLAN). O documento contempla dez eixos focados na melhoria da gestão pública brasileira.

O PCGP é realizado em ciclos anuais de premiação e seu processo de avaliação da gestão tem por base o Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP – 500 pontos, garantindo assim a similaridade ao Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF. Podem concorrer entidades e órgãos públicos, de qualquer uma das três esferas de Governo.

Prêmio Ceará Gestão Pública

A criação do PCGP tem um histórico iniciado em outubro de 2008, quando o Governo do Estado, por meio da Seplag, ancorou o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O Ceará é o estado pioneiro ao ancorar o GesPública no Poder Executivo estadual. Ao assumir esse desafio, a Seplag articulou, junto ao Governo, a criação de um prêmio visando fortalecer esse objetivo.

Instituído em abril de 2009, o Prêmio representa uma das ações estratégicas do Núcleo Estadual do Gespública no Ceará e está alinhado com a gestão contemporânea e responde às exigências próprias da natureza pública das organizações. Criado com base no Premio Nacional da Gestão Pública, o PCGP mantém as características universais da gestão de excelência que o identifica com os modelos de gestão utilizados pelos setores públicos e privado em mais de 120 países.

Serviço:

Lançamento do V Ciclo do Prêmio Ceará Gestão Pública – PCGP 2013
Data: 20 de maio de 2013 (segunda-feira)
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG)

17.05.2013
Assessoria de Imprensa da Seplag

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Hilton Belém (PSL) fala sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) a qual o município aderiu



O vereador Hilton Belém (PSL), em seu pronunciamento durante a última reunião ordinária da Câmara realizada na quinta-feira, dia 09 de maio, trouxe ao conhecimento do público e dos demais parlamentares, um importante programa federal, denominado "Saúde na Escola". 

Ele explicou que o Programa Saúde na Escola (PSE) visa a integração permanente da educação e da área da saúde e, deste modo, proporcionando melhoria da qualidade de vida à população.O edil disse que em contato com o secretário de saúde o município já aderiu ao programa na cidade.

Entenda a Matéria

foto Oficial do Programa (PSE)

Fruto do esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286.

É um espaço privilegiado para as práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e de doenças, contribuindo para o fortalecimento do desenvolvimento integral e propiciando à comunidade escolar o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

Sua gestão é centrada em ações compartilhadas e corresponsáveis (pactuadas em termo de compromisso), desenvolvidas por meio dos Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTIs), numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução das ações são realizados coletivamente de forma a atender às necessidades e demandas locais mediante análises e avaliações construídas intersetorialmente.


fonte: IN 

terça-feira, 7 de maio de 2013

Nacional Feliciano defenderá 'valores da família verdadeira' na TV

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmaradeputado Marco Feliciano (PSC-SP), aparecerá nos comerciais do PSC na TV a partir desta terça-feira (7) defendendo a "recuperação dos valores da família verdadeira". 
Feliciano terá o mesmo tempo de exposição dos outros candidatos do partido. Foto: Agência Brasil
Desde que assumiu a presidência da comissão, em março, Feliciano é criticado por declarações consideradas homofóbicas e racistas. Ele nega as acusações.
As inserções da legenda, todas com a temática da valorização da família, irão ao ar até a próxima quinta-feira (16), de acordo com o calendário do TSE. Serão, no total, 40 comerciais de 30 segundos espalhados pela programação - Feliciano vai aparecer em dois deles, de acordo com o partido.
"Ser social e cristão é ter compromisso com a defesa da família. É ser contra as drogas e a favor da vida. Somente com a valorização da família verdadeira vamos fazer um Brasil melhor. Venha com o PSC mudar o nosso Brasil", afirma o deputado na gravação, segundo o partido. Os comerciais nacionais do PSC começam a ser veiculados nesta terça-feira (7).
Antes de sua fala, uma criança diz que "mãe ama de verdade", "pai cuida com amor" e que às vezes esse amor pode vir de outros membros das famílias, como tios, tias, avôs e avós.
Feliciano não terá mais tempo
Apesar de projeção de que a votação do deputado no ano que vem crescerá com a polêmica sobre sua atuação, a sigla decidiu não dar a Feliciano mais tempo do que os outros parlamentares receberão nos comerciais e no programa do partido, que vai ao ar no dia 23.
A avaliação é de que ele já teve exposição suficiente neste momento. A legenda também conta com o tempo de TV do próximo semestre e do ano que vem para impulsionar a candidatura do pastor.



fonte: DN 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Vereadores e servidores acusados de receber mensalinho em Uruoca são denunciados pelo MP


Vereadores e servidores de Uruoca, município 310 km distante de Fortaleza, foram denunciados pelo Ministério Público do Ceará(MP-CE) acusados de receber mensalinho em benefício do ex-prefeito da região, Manoel Fernandes Moreira Filho, mais conhecido como Manoel Conrado. O grupo é acusado, entre outros crimes, de formação de quadrilha por aprovar projetos de lei de interesse do gestor após ele deixar a Prefeitura. Segundo o MP, eles receberam cerca de R$ 12 mil anualmente entre 2009 e 2011. O caso vinha sendo investigado desde o ano passado.
Manoel Fernandes assumiu ter pago a propina aos vereadores e servidores. Foto: Arquivo
As investigações apontaram que a quantia foi desviada dos cofres públicos desde o início da gestão do ex-prefeito, em janeiro de 2009. Em dezembro do ano passado, Manoel Fernandes admitiu ter pago a propina e alegou que fazia o pagamento por que sofria pressão política dos acusados. O ex-prefeito concorreu ao cargo nas eleições de 2012 mas não foi eleito.
O grupo citado na denúncia do Ministério Público são os vereadores Maria Aldebiza Silveira Carneiro, Antônio Eraldo Batista Lima, Elonio Sales, Evilaques Araujo da Silva; o ex-secretário João Lourenço Fontenele Filho; e o servidor da Câmara Municipal Antônio Carneiro Gomes Filho.
O MP denunciou os vereadores pelos crimes de concussão, corrupção passiva e prevaricação. O ex-secretário deve responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa. Já o servidor da casa legislativa foi acusado pelo MP por concussão e corrupção passiva.
"Agora o juiz deve designar a audiência e poderemos mexer nas provas, os notebooks, computadores, pen-drives apreendidos na casa dos acusados, na Câmara e na Prefeitura. É esperado também que seja marcada uma audiência para delação premiada com Sérgio Fontenele, secretário de admnistração de finanças da época, onde espera-se que ele reafirme em juizo o desvio", esclareceu o promotor de justiça Irapuan da Silva Dionizio Junior.


fonte: DN 

Espelho de Emendas de Inclusão de Metas: Adriano Melo (PV) apresenta requerimento para a Câmara implantar instrumento de planejamento


Vereador: Adriano Melo (PV-CE)

O Vereador Adriano Melo (PV), protocolou na Secretaria da Câmara de Vereadores de Ipu, requerimento para que a Mesa Diretora da Câmara, implante o instrumento de planejamento “ Espelho de Emendas de Inclusão de Metas”, que tem por objetivo sistematizar as prioridades e as metas da Administração Pública Municipal. 

Como Funciona:

Ao apresentar um Projeto de Indicação o edil deverá preencher o formulário (modelo foto ao lado) indicando, à ação, o órgão que executará (Secretaria), e apontará dentro do orçamento municipal a dotação orçamentária para tal finalidade.

Segundo Melo, essa rotina irá proporcionar uma maior observância dos vereadores com o orçamento municipal, as indicações que não forem executadas dentro do ano corrente, serão catalogadas para discussão em Audiência Pública quando da apreciação do orçamento para 2014, e juntamente com a população incluir na pauta de projetos a serem executados, garantindo assim a participação popular na aprovação do orçamento conforme estabelece a lei.

“A mudança dos rumos e políticas públicas de nosso município esta em nossas mãos” ressalta Adriano Melo.

Clique para ampliar

fonte: Rádio Regional

Governo e Banco Mundial se reúnem para analisar projetos que terão investimento de US$ 350 milhões


banner-banco-mundialTécnicos de 22 Órgãos do Governo do Estado, sob a coordenação do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, participam  desta segunda-feira  (06) a sexta-feira (10), de uma série de reuniões com integrantes do Banco Mundial. Na pauta, discussão e validação, pelas Secretarias envolvidas no Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará  - Programa para Resultados (PforR) com o Banco Mundial, da Minuta do Documento de Avaliação do Projeto (Project Appraisal Document), elaborada pelos especialistas do Banco Mundial.
O Estado do Ceará prepara uma operação de crédito com o Banco Mundial, no valor de US$ 350 milhões, tendo como base o foco em resultados, com previsão de assinatura para este ano, para apoiar o Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados (P4R - PforR) – observa o diretor Geral do Ipece, professor Flávio Ataliba.  O Ceará será o primeiro estado brasileiro a utilizar esse modelo de financiamento.
O objetivo do Projeto é garantir a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas do Estado, programados no PPA 2012 – 2015, de forma a promover um crescimento econômico que privilegie a inclusão social e seja ambientalmente sustentável. Esse objetivo já foi, em parte, financiado pelo BIRD nos Projetos SWAp I (2005 – 2007) e SWAp II (2009 – 2012), cujo foco foi o apoio à Inclusão Social e o Crescimento Econômico.
 A proposta do Projeto PforR Ceará  - frisa Ataliba - é continuar avançando nos principais indicadores sociais do SWAp I e II, para consolidar conquistas já alcançadas pelo Estado, incorporando, ao mesmo tempo, a preocupação do Governo do Estado do Ceará com o meio ambiente e com a redução das desigualdades socioeconômicas.
O Governo optou pela nova modalidade de empréstimo do Banco Mundial PforR em vez de um SWAp III, após o Workshop realizado no Palácio do Governo, dias 24 e 25 de maio de 2012, quando foram debatidos remas do Projeto vinculados às áreas da Gestão Pública, Crescimento Econômico, Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental.
Da mesma forma que os dois SWAps, o Projeto PforR é multissetorial e envolverá 22 órgãos do Estado, devendo combinar: 1) o apoio a programas já existentes no Plano Plurianual (PPA);  2) Projetos de Assistência Técnica, para o fortalecimento da gestão do setor público, e 3) indicadores acordados como condicionantes para os desembolsos do empréstimo. Os desembolsos serão realizados diretamente no caixa do Tesouro do Estado e não para o financiamento de um programa específico, incentivando a colaboração do trabalho conjunto entre órgãos públicos e a busca de resultados.
A principal diferença entre o SWAP e o PforR é que aquele apoiava programas de despesas elegíveis, enquanto o PforR irá apoiar programas (despesas não elegíveis) com atividades organizadas em torno de "macro-funções", dentro dos temas do projeto, de modo a direcionar os esforços dos vários órgãos públicos para um objetivo comum. A lógica é que o apoio financeiro do PforR ao Ceará se justifique pelos resultados a serem repassados aos cidadãos cearenses, além da possibilidade de monitoramento e avaliação, pelo próprio Governo e pela sociedade.
Na sexta-feira (10) ocorre o fechamento de todo o trabalho, desta vez com reunião entre os integrantes da missão do Banco Mundial e secretários das respectivas pastas do Governo envolvidas no projeto. A equipe do Banco Mundial, coordenada por Tom Kenyon, é formada por Rita Almeida e Gunars Platais, ambos economistas; pelos especialistas Cristian Quijada Torres (Desenvolvimento do Setor Privado); Joseph Kizito (Gestão Financeira); Etel Bereslawski (Aquisições); Susana Amaral (Gestão Financeira); Roland Clarke (Gestão Pública); Thiago Peixoto (Governança); Leandro Costa (Educação) e Estela Neves (Meio Ambiente)  e pela advogada Patrícia Miranda.
06.05.2013
Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil

Em busca de apoio: GOMES FARIAS SE CANDIDATARÁ A DEPUTADO NOVAMENTE



Farias ao lado de sua esposa/ Foto: Ipunotícias

O radialista ipuense Raimundo Gomes Farias, Deputado Estadual por quatro legislaturas, confirmou que estará se desfiliando ao PSDC e que se filiará ao MD (Mobilização Democrática) partido recém criado em nível nacional a partir da fusão do PMN e do PPS. 
Farias estará novamente se candidatando a Deputado Estadual e espera que a sigla não exija uma grande quantidade de votos para sua eleição através do coeficiente eleitoral. Farias já acertou com lideranças estaduais seu egresso no partido e o mesmo deve tentar controlar o diretório da nova sigla em Ipu.

O comunicador da Rádio Verdes Mares obteve nas eleições passadas 21.674 e perdeu a vaga de sua coligação partidária para o repórter televisivo da TV Diário Ely Aguiar que conseguiu 24.704 sufrágios cearenses. Em sua terra natal, Farias obteve 2.282 votos e foi o terceiro mais bem votado na cidade.

Gomes Farias deve buscar o apoio de vereadores dentro do grupo do prefeito Sergio Rufino, pois apoiou o mesmo em sua empreitada eleitoral.  Uma dos possíveis apoios esperados ao ex-deputado é o da vereadora e sua cunhada Arlete Mauriceia que em 2010 apoiou Vanderley Pedrosa o qual também foi eleito pelo PTB. 

fonte: KT 

Aristides eleito prefeito de Meruoca

Município foi o primeiro da história do Ceará a ser obrigado a realizar eleições suplementares após Lei da Ficha Limpa
O microempresário Manuel Costa Gomes, mais conhecido em sua candidatura como Aristides é atendido pela mesa na seção onde votou. Ele foi lançado pela coligação formada pelo PT, PCdoB, PRB, PDT e PMDB; fato inédito na história da cidade

Movimentação na cidade foi intensa durante todo o domingo, mas não foram registrados crimes eleitorais pelas polícias militar e civil nem pela Justiça Eleitoral durante a realização do pleito fotos jessyca Rodrigues

Meruoca Os eleitores do município votaram ontem para a escolha do novo prefeito. Com a apuração finalizada às 18h05, o candidato Manuel Costa Gomes (PT), popularmente conhecido como Aristides, foi eleito com 64,4% dos votos válidos, o equivalente a 4.752 votos. O vice-prefeito eleito foi Rubens Lima Vasconcelos. O oponente, Jorge Martins (PHS), obteve 35.96%, com 2.668. No total, votaram 8.452 eleitores e foram contabilizados 7.420 votos válidos, 640 votos em branco e 392 nulos; 1.843 eleitores não se apresentaram às urnas.

O prefeito eleito comemorou juntamente com a base aliada e os eleitores pela cidade assim que soube do resultado, que já era esperado no município. A eleição suplementar ocorreu devido ao impedimento do ganhador das Eleições 2012, João Coutinho, de assumir, por decisão judicial enquadrado pela Lei da Ficha Limpa.

De acordo com o juiz eleitoral, Rafael Lopes do Amaral, esta foi uma eleição válida onde não se há mais questionamentos do ponto de vista do número de eleitores, e cujo os candidatos estão aptos a assumir o cargo perante a Justiça.

Até 19 de maio, o prefeito eleito deverá ter seu diploma validado. Só depois, A Câmara Municipal de Meruoca deve marcar a data da posse.

O prefeito eleito começará o mandato com alguns meses de diferença dos diplomados em janeiro, porém, seu mandato terminará junto com os demais. Diferentemente das Eleições 2012, não houve pesquisa formal. A cidade recebeu reforços da Polícia Militar e Federal para o dia de ontem.

Os candidatos
O primeiro candidato a votar foi o tecnólogo da construção civil, Jorge Martins, que foi lançado pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e suas metas durante a campanha foram baseadas em propostas simples, como o trabalho com agente educacionais. "Eles se assemelham aos agentes de saúde e todas as crianças até oito anos de idade deverão ter o acompanhamento desse agente. Hoje, nossa educação se encontra em quarto lugar e queremos chegar a primeiro", ressaltou Jorge. Ele explicou que suas propostas foram fruto de sua experiência de vida, e que foi lançado como candidato para dar mais uma opção ao povo do município, que vive uma situação fora do comum.

"Vivemos em um momento difícil, uma situação atípica, onde situação e oposição se uniram para lançar um candidato único, e nós, do PHS, representamos uma segunda opção para o povo, tendo em vista que uma eleição de candidatura única seria um retrocesso, e talvez não fosse o melhor para a cidade. Visto isso, queremos dar ao meruoquense opções de candidatos", afirmou antes de saber o resultado das urnas.

O microempresário Manuel Costa Gomes, mais conhecido em sua candidatura como Aristides, foi lançado pela coligação formada pelo PT, PCdoB, PRB, PDT e PMDB; fato inédito na história da cidade. Ele afirmou acreditar ser a melhor solução para a cidade, que só terá a ganhar com isso.

Para ele, o período de campanha foi bem calmo e a aceitação por parte dos eleitores foi boa, apesar da resistência inicial. "Os partidos eram adversários históricos e já fui vice em 2008, e nas Eleições 2012 tivemos adversários que agora são aliados, como a Herik Zednik Rodrigues, que será nossa Secretária de Educação caso eu vença", antecipou, antes mesmo de saber o resultado final da apuração.

Suas propostas foram embasadas principalmente nas áreas da saúde, educação e a respeito do período de estiagem histórico que o Nordeste presencia. "Temos como objetivo principal adutoras, devido principalmente à seca que assola todo o Nordeste, além de uma escola profissionalizante para a região. Já temos a garantia da parceria do Governo do Estado nos dois. Queremos revitalizar o centro da cidade e o acesso aos distritos", contou.

Tranquilidade
Em Meruoca, estavam aptos a votar 10.295 eleitores, em 33 seções com urnas, distribuídas em 19 locais do município.

O juiz da 106ª Zona Eleitoral, Rafael Lopes do Amaral foi quem dirigiu a eleição, tendo como chefe de cartório, Jeferson Maciel Pimentel, e como promotor eleitoral, Zenusto da Silva Cardoso. De acordo com o juiz, essas eleições foram calmas, não havendo litígios em momenmto algum no dia de ontem. "O período eleitoral foi tranquilo, o que se pode aleatoriamente ouvir entre populares é que está um marasmo", explicou.

Segundo ele, Meruoca foi o primeiro município do Estado a ter eleições suplementares e devido à Lei da Ficha Limpa.

"A lei diz que essas eleições devem ser convocadas imediatamente após. Com relação às eleições de Meruoca, tivemos sorte que o processo foi rápido", comentou o magistrado.

Ausentes
Para quem não votou ontem, o prazo para regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral será de 60 dias. "Como apenas na cidade está tendo eleições, ou justifica aqui ou não justifica. Quem votou na eleição anterior é obrigado a votar nessa. Para quem não justificou, terá o período legal de 60 dias para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral".

JESSYCA RODRIGUESCOLABORADORA

fonte: DN 

domingo, 5 de maio de 2013

PRESIDENCIÁVEL AÉCIO NEVES É DESTAQUE NA REVISTA ISTO É


Logo depois das eleições municipais de 2012, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) teve uma conversa decisiva com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Foi direto ao assunto: “Geraldo, você quer ser novamente candidato a presidente da República?”, indagou o mineiro. “Se quiser, terá todo o meu apoio.” Alckmin respondeu que não e disse que trabalharia para o PSDB chegar unido em 2014.

Era tudo o que Aécio queria ouvir. Sua pergunta tinha algo de retórica, pois ele já sabia que não estava nos planos do governador disputar a sucessão de Dilma Rousseff e que chegara a sua hora na fila tucana. O que Aécio buscava mesmo era a certeza de que movimentos ressentidos do recém-derrotado José Serra não abalariam a unidade partidária em São Paulo, Estado que concentra a maior parte do eleitorado brasileiro. Com a resposta de Alckmin e o aval do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves começou a colocar em prática uma série de ações que se tornarão mais visíveis nas próximas semanas, quando ele assumir a presidência nacional do partido. Nos últimos meses, o senador mineiro se debruçou sobre diversas pesquisas, conversou com os empresários que costumam liderar as listas de doadores nas campanhas eleitorais, reuniu prefeitos e governadores de todas as regiões do País e vem mantendo encontros frequentes com economistas e analistas políticos. No comando do tucanato, Aécio pretende liderar uma oposição bem mais aguerrida. Irá correr o País e promete finalizar até dezembro o que vem chamando de um novo projeto para o Brasil.
LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA CLICKANDO NA IMAGEM ABAIXO:


fonte: KT 


sexta-feira, 3 de maio de 2013

PREFEITO DE IPU ADOTA MEDIDAS PARA MORALIZAR O SERVIÇO PÚBLICO



Atestado médico agora só se for emitido por médico lotado na Prefeitura de Ipu. Se chegar atrasado ao serviço por mais de 15 minutos terá desconto no salário. Essas são uma das várias medidas que o poder executivo tem reafirmado, com base nos Estatutos dos servidores municipais e da união.
O objetivo maior dessa medida é tentar moralizar a Secretaria de Educação. Ontem, o comando da secretaria promoveu uma reuniãocom os Diretores da rede municipal para esclarecer as medidas.
O prefeito também enfatiza em seu Ofício Circular, o qual deve ter sido enviado a todas as secretarias e autarquias, as seguintes normas:
CLICK PARA AMPLIAR



fonte: KT 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Campanha de vacinação contra febre aftosa 2013 será lançada nesta sexta-feira (03)


Aftosa 2O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e da Agência de Defesa Agropecuária o Ceará, realiza, nesta sexta feira (3), a partir das 9 horas, o lançamento da 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa 2013. A solenidade será no Sítio Recreio localizado no Município de Pindoretama, a quarenta quilômetros de Fortaleza.

A meta para este ano é vacinar 93% do rebanho de bovinos e bubalinos do Ceará para que o Estado saia da zona de risco médio e alcance o status de zona livre de aftosa com vacinação. Apesar do lançamento acontecer na sexta feira, as revendas agropecuárias estão autorizadas a vender a vacina desde o dia 1º de maio. A compra autorizada segue até o dia 30. A dose da vacina continua com preço médio de R$ 1,50. A multa para quem não vacinar o rebanho ainda é de R$ 13,43 por cabeça.

Depois de vacinado o rebanho, os produtores devem procurar as unidades locais da ADAGRI, as Secretarias Municipais de Agricultura e os escritórios das EMATERCE para declarar a vacinação. O último caso registrado de febre aftosa em território cearense foi em 11 de abril de 1997, no município de Porteiras na região do Cariri.

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios,tetas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água.

Serviço:
Data: Sexta-feira, 3 de maio
Hora: 09h
Local:  Sítio Recreio, Pindoretama (A cidade estará sinalizada com faixas indicativas)

02.05.2013

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Amanda Sobreira - (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Lúcio Filho - (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Centro de Convenções: Governo do Estado e Unifor assinam protocolo de intenções


centro destaqueO governador Cid Gomes e o chanceler Airton Queiroz assinaram nesta quinta-feira (02), no Palácio da Abolição, o protocolo de intenções que prevê a ampliação e reforma do Centro de Convenções Edson Queiroz. Conforme o documento, que será encaminhado à Assembleia Legislativa,  parte da área do Centro de Convenções será devolvida à Fundação Edson Queiroz que, por sua vez, construirá para o Estado um teatro com capacidade para 1.800 pessoas e dois auditórios com capacidade, cada um, para 400 pessoas.

Na época da construção do Centro de Convenções, na década de 1970, parte do terreno em que ele está localizado, cerca de 10 mil metros quadrados, pertencia à Fundação Edson Queiroz, que cedeu uma gleba para o equipamento. "A Unifor é a maior universidade privada do Nordeste, talvez a maior do Brasil, e tem se destacado, além de na qualidade de ensino, no estímulo ao esporte e às artes. O que acontece neste momento é uma devolução onerosa em que o turismo de negócios do Ceará ganhará um equipamento moderno e capaz de nos tornar um dos estados com melhor estrutura nesse tipo de turismo no Brasil, se somando ainda ao Centro de Eventos do Ceará", destacou Cid Gomes.

O chanceler Airton Queiroz também destacou o potencial turístico e artístico do Centro de Convenções e ressaltou que haverá ampliação na estrutura física da Universidade de Fortaleza (Unifor), que tem atualmente 30 mil alunos. Participou também da assinatura do protocolo de intenções o secretário do Turismo, Bismarck Maia.

centro interna1centro interna2

02.05.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898

Anatel diz não ser possível concluir se a TIM derruba intencionalmente chamadas de plano cobrado por ligação


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira (2) que não é possível concluir que a operadora detelefonia móvel TIM estaria derrubando propositalmente as ligações dos clientes doplano Infinity, no qual o usuário paga pela ligação e não pelos minutos de chamada.
Quedas de chamadas do plano Infinity são quatro vezes maiores que de outros planos da operadora Foto: Marilia Camelo
O caso vem sendo anasilado pela agência reguladora desde agosto do ano passado, quando um relatório de fiscalização apontou que as quedas de chamadas do plano Infinity eram quatro vezes maiores que de outros planos da operadora.
Segundo a Anatel, "não é possível concluir que a TIM estaria conferindo tratamento discriminatório aos usuários do plano Infinity pré-pago”. No entanto, a operadora recebeu uma multa de R$ 9,5 milhões por descumprimentos à regulamentação do setor, especialmente relacionada aos índices de queda de chamadas. A TIM poderá recorrer da decisão.
De acordo com a operadora, a decisão da Anatel “derruba as alegações noticiadas” e confirma os fatos que a empresa sempre sustentou e demonstrou com transparência e colaboração com a agência. Sobre a multa aplicada, a TIM esclareceu que vai analisar o processo para verificar os fundamentos e tomar as medidas cabíveis.

fonte: DN