![]() |
Eunicio Oliveira PMDB
Eunício Lopes de Oliveira (Lavras da Mangabeira, 30 de setembro de 1952)1 é um político, agropecuarista e empresáriobrasileiro, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Foi ministro das Comunicações no governo Luiz Inácio Lula da Silva, de 23 de janeiro de 2004 a 14 de julho de 2005.1 Eleito Senador da República, em outubro de 2010, com 2.688.833 votos.
Formado em Administração de Empresas e Ciências Políticas no Centro Universitário de Brasília (CEUB), proprietário de empresas, especialmente de limpeza e conservação no Distrito Federal.
Encontra-se filiado ao mesmo partido há 40 anos, desde 1972 no antigo MDB que, extinto em 1981, originou o PMDB. É candidato ao cargo de governador do Ceará na eleição de 2014. 2
Filho de Otoni Lopes de Oliveira, ex-vereador de Lavras da Mangabeira, e de Discinelha Lopes de Oliveira, Eunício saiu de casa aos 12 anos de idade para estudar na capital cearense, Fortaleza. Aos 14 anos já trabalhava numa fábrica de biscoitos, onde começou como auxiliar de estoque. Em seu primeiro emprego rapidamente assumiu o cargo de gerente. 3 Sua primeira ligação no movimento estudantil ocorreu quando foi morar na Casa do Estudante do Ceará. Em seu segundo ano como morador, Eunício foi eleito presidente da instituição. 4
Em 1998 iniciou na política elegendo-se presidente do PMDB-CE quando ainda não tinha mandato eletivo. No mesmo ano elegeu-se como o deputado federal mais votado do PMDB com 98 mil votos. 1 Na eleição seguinte reelegeu-se com 190 mil votos.1 Em fevereiro de 2007 iniciou o seu terceiro mandato como deputado federal, quando foi eleito pelo Ceará, no pleito de 2006, com mais de 240 mil votos.1
Incluído entre os 32 parlamentares de todo o país (no total a Câmara é composta por 513 deputados) que se elegeram sozinhos, atingindo o chamado quociente eleitoral, Eunício Oliveira foi o deputado mais votado de seu partido e o segundo da coligação (PMDB, PT, PC do B e PHS) que elegeu Cid Gomes governador do Ceará e deu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, proporcionalmente, a segunda maior votação (82%) no Estado.
No Congresso, se empenhou nas negociações de apoio político do PMDB ao governo Lula, fato que o credenciou para ocupar o cargo de Ministro das Comunicações (2004/2005) do presidente Lula. 3
Em 2008, Eunício foi reconduzido à Presidência Estadual do PMDB-CE, quando teve seu nome indicado por unanimidade para continuar os trabalhos frente à legenda, no Biênio 2009/2010 no Estado. Ainda em 2009, foi reconduzido ao cargo de vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados. Aos 57 anos, Eunício Oliveira elegeu-se Senador Federal nas eleições 2010.
Na Câmara, Eunício foi relator para a área de infra-estrutura na Comissão Mista de Orçamento, levando o Governo Federal a destinar mais de R$ 90 milhões para Complexo do Castanhão, além de recursos para obras consideradas importantes em todo o Nordeste e, pelo volume de projetos de lei e participação nas comissões temáticas da Câmara. Atuou ainda como membro titular da Comissão Mista do Orçamento e presidiu em 2010 a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, além da Tesouraria Nacional do PMDB.
Lei Eunício Oliveira
Eunício é relator da MP 285, que permitiu aos agricultores da região da Agência Nacional de Desenvolvimento do Nordeste (ADENE) renegociar dívidas que, há mais de dez anos, havia levado para os cadastros de inadimplentes os nomes desses agricultores e impediam novos empreendimentos rurais na região. Batizada como “Lei Eunício Oliveira”, a Lei 11.322, beneficiou mais de 350 mil famílias do semi-árido nordestino, principalmente no Ceará. 4
|
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Biografia Eunício Oliveira PMDB
Biografia de Camilo Santana PT
Camilo Sobreira de Santana (Crato, 03 de junho de 1968) é um engenheiro agrônomo, professor e político brasileiro, filiado aoPartido dos Trabalhadores (PT). Formado em Engenharia agrária pela Universidade Federal do Ceará e mestre emDesenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma Universidade. Durante a graduação, exerceu a função de diretor do Diretório Central dos Estudantes da UFC. Foi Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará no governo de Cid Gomes, de1 de fevereiro de 2007 a 31 de dezembro de 2010, 1 além de Secretário das Cidades no mesmo governo. 2
Foi professor e coordenador da FATEC Cariri. Servidor público federal por concurso, ocupou a superintendência adjunta doIBAMA no Ceará em 2003 e 2004. 1 É cidadão honorário dos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Quixeramobim. 3 Foi eleito o deputado estadual mais votado do Ceará em outubro de 2010, com 131.171 votos. 1 Atualmente, é candidato ao cargo de governador do Ceará na eleição de 2014. 4
Reveja a matéria sobre o maior escândalo do Ceará: Justiça bloqueia bens de envolvidos no caso do "escândalo dos banheiros"
(Camilo Santana PT-Ce) |
A Justiça do município de Horizonte bloqueou os bens do atual secretário das Cidades, Camilo Santana e de Joaquim Cartaxo e Jurandir Santiago – seus antecessores no cargo, por conta do desdobramento da ação sobre os desvios de recursos para a construção de kits sanitários para famílias carentes no interior, o chamado "escândalos dos banheiros".
Segundo a denúncia do Ministério Publico do Estado do Ceará (MPCE), os envolvidos teriam desviado quase R$ 500 mil repassado pelo poder público para a construção dos kits. Parte do dinheiro, teria inclusive, sido usado para gastos de campanha do deputado Teodorico Menezes. Os recursos provinham do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Outros 18 réus também tiveram suas contas bloqueadas.
Em setembro, o MPCE já havia pedido a devolução do dinheiro aos cofres públicos, além de multa civil de até duas vezes o valor do dano. O MP também quer a suspensão dos direitos políticos dos acusados por um período de 5 a 8 anos e perda de função pública dos mais de 30 agentes envolvidos no esquema.
De acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), 72 convênios firmados entre a Secretaria das Cidades do Estado e associações responsáveis pela construção dos banheiros foram encaminhados para análise pelo tribunal.
fonte: CNEWS (17/10/2012)
quinta-feira, 16 de outubro de 2014
DIMINUI DIFERENÇA ENTRE CAMILO E EUNÍCIO
Os candidatados Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PSDB) aparecem tecnicamente empatados na primeira pesquisa Ibope para governador do Estado no segundo turno. De acordo com o levantamento, o petista aparece com 46% e o candidato do PMDB com 44% dos votos totais. Os brancos e nulos chegam a 6% e os indecisos somam 4%.
No total de votos válidos, Camilo Santana aparece com 51% e Eunício Oliveira com 49%. Os dois candidatos possuem 38% de rejeição.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Já o nível de confiança chega a 95%.
O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Fonte: DN
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
11/10/2014 13h24 - Atualizado em 11/10/2014 13h30 Eliane (PSB) declara apoio a Eunício (PMDB) no 2º turno das eleições no CE
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZf5QbIw3V22SeXn4yjQfXZ9yBo58nlR2sY6Ncirgy8dtNz41I6fAniT_2w4N4g9NKVdhOWhyphenhyphenpewfHPkFftOWxvg1FgIW5O7dz4V7-7zhQ5vSdo-xegeWwlYkQbdv5cGPKMeJG847iDXs/s1600/elei%C3%A7%C3%B5es-2014-2t-pmdb-1011-eun%C3%ADcio-psb.jpg)
A ex-candidata Eliane Novais e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) declararam, na manhã deste sábado (11), apoio ao candidato Eunício Oliveira (PMDB) no segundo turno da eleição para governador no estado. O apoio foi definido em votação na sede do partido durante encontro da executiva estadual, convocado pelo presidente do PSB-CE, Sergio Novais.
saiba mais
Acompanhado pelo presidente estadual do PR, Lúcio Alcântara, e pelo vice na chapa, Roberto Pessoa, também do PR, o candidato do PMDB agradeceu a Eliane o apoio, na chegada à sede do PSB, no fim do evento.
Segundo Eliane, Eunício vai incorporar o conteúdo programático do partido. "Ele vai abraçar o nosso conteúdo programático, principalmente, a luta das mulheres, a luta da convivência com o semiárido, com a luta LGTB, a questão do Pacto pela Vida", disse, enquanto aguardava a chegada de Eunício à sede, no Bairro de Fátima.
Ao votar no domingo, Eliane chegou a dizer que não apoiaria nenhum candidato ao governo do estado no segundo turno."Por enquanto, nós estamos no primeiro turno. Essas duas candidaturas representam a velha política, e nós teremos de sentar com o Partido Socialista Brasileiro. De primeira mão, nós não apoiaremos. No dia de hoje, só Eliane Novais
g1/ce
Assinar:
Postagens (Atom)