Quixeramobim. Mais de 24 horas após a megaoperação Quixeramobim Limpo II, realizada na manhã da última terça-feira, 9, nesta cidade do Sertão Central, a situação ainda era de perplexidade. Não tanto pelo número de viaturas da polícia cercando as repartições públicas e residências do gestor municipal, seu vice e secretários. O choque maior da população era com o afastamento do prefeito Cirilo Pimenta. Quem passava pela Praça Capitão Dias Ferreira, defronte ao Paço Municipal, ainda notava os efeitos da ação policial desencadeada a partir de investigações feitas pelo representante do Ministério Público, o promotor de Justiça Igor Pereira Pinheiro.
Alguns moradores disseram estar envergonhados. A assistente administrativa Lara Jatai era um deles. Ver o nome de sua terra natal envolvido em um escândalo de repercussão nacional, não é nada agradável. Ela concorda com o trabalho realizado pela polícia e promotores de Justiça, mas para ela não seria necessário pedir o afastamento de tanta gente quando ainda não há provas, até porque se existissem os responsáveis já deveriam estar na cadeia. “Nesses momentos, um pouco de cautela é sempre bom, até porque deixar uma cidade do porte de Quixeramobim sem um prefeito, vai prejudicar muita gente, principalmente os servidores”, ressaltou.
Repercussão
Na opinião de um dos blogueiros mais conhecidos na região, Fernando Ivo de Sousa, do “O Sertão é Notícia”, o caso está ganhando mais repercussão na internet. Enquanto simpatizantes do prefeito Cirilo Pimenta publicam notas de solidariedade, opositores aproveitam o momento para criticar. O número de comentários cresce a cada instante, como observou.
Numa das maiores redes sociais virtuais da atualidade, a guerra entre os dois grupos é ainda maior, explica Fernando Ivo. Mas a grande preocupação do momento é com o pagamento dos servidores municipais.
Deveriam começar a receber seus ordenados. Sem prefeito os contracheques do funcionalismo não podem ser assinados.
Quanto a esse problema estava prevista para ontem à tarde, dia 10, sessão extraordinária para nomeação do presidente da Câmara Municipal, Clébio Pavone, prefeito interino de Quixeramobim. O vice-presidente, vereador Everardo André de Sousa Júnior, substituirá Pavone. A sessão foi marcada para as 15 horas, logo após a sessão ordinária, realizada regularmente todas as quartas-feiras.
Conforme decisão da Justiça da Comarca local Pavone deverá permanecer no cargo pelos próximos 180 dias. Por coincidência, o MP programou para o mesmo horário um ato público contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37, que restringe a ação dos promotores de Justiça.
Ações
As operações Quixeramobim Limpo I e II são dois exemplos a atuação investigativa dos promotores. Foram realizadas com o objetivo de colher provas materiais alusivas a licitações realizadas pela administração municipal, apontadas pelo MP como fraudulentas. A primeira ação ocorreu no dia 21 passado. Foram aprendidos documentos e computadores. A ultima, na terça-feira, 9, foi realizada para complementar as investigações anteriores. Nela também foi determinado o afastamento do prefeito, vice, secretários e diretores de autarquias. A investigação deverá estar concluída dentro de 30 dias, como explicou o promotor Igor Pinheiro.
Do outro lado, o prefeito afastado deu entrevista na emissora Difusora Cristal alegando inocência frente as acusações do Ministério Público, de fraude nas licitações do Município como também qualquer outra irregularidade denunciada pelos promotores de Justiça. Cirilo confessou ter ficado abatido e muito triste.
Ele também disse não entender os motivos das ações requisitadas pelo MP. “Eu digo que hoje eu sou um homem bem mais pobre que quando comecei na política, pela estrutura que a gente tinha de comércio, fazenda, posto de gasolina, durante este período perdemos muita coisa, mas graças a Deus sou um homem feliz, pois vi muitas mudanças acontecerem”, declarou ao radialista Getúlio Câmara.
Pouco depois da entrevista na emissora, surgiram boatos da formação de grupos nos bairros de Quixeramobim, para realização de uma manifestação no centro da cidade.
Segundo um servidor municipal, o qual pediu para não ter seu nome revelado com receio de represálias, a articulação estava sendo feita em apoio a Cirilo Pimenta.
Até o encerramento desta edição ninguém havia assumido publicamente a organização da manifestação e nem o horário da sua realização. O prefeito afastado também apronta defesa e pretende ingressar com ação na Justiça solicitando anulação da medida adotada pelo Poder Judiciário de Quixeramobim.
Alex PimentelColaborador
ENQUETE
Qual o clima que a cidade vive, na atualidade?
"Acredito que tenho a partir de agora uma grande responsabilidade em um momento muito desconfortante para todos, mas o nosso município tem muitos compromissos e precisa ser administrado".
Clébio PavonePrefeito interino
"Na minha opinião, trata-se de um momento muito tenso ao qual todos nós estamos vivendo em nosso município. Nessas ocasiões, a rivalidade política entre grupos antagônicos acaba aflorando".
Fernando Ivo de SousaServidor público
Mais informações:
Ministério Público de Quixeramobim
Rua Eduardo Batista
de Almeida, 40 - Centro
Telefone: (88) 3441.3738
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários abaixo não reflete nós nossos pensamentos Presidente: Araújo Neto