Em reunião para discutir a situação da categoria ontem, sábado (25/01), pela manhã no Centro Vocacional Tecnológico - CVT/Centec, com o Sindicato dos Guardas Municipais da Região Metropolitana de Fortaleza - SINDIGUARDAS, guardas municipais expressaram estar descontentes com as condições de trabalho impostas pela Prefeitura de Ipu, além do Planos de Cargos e Carreira, Fardamento Padronizado, a equipe também reclama dos baixos salários pagos pela PMI, sem direito a horas extras, durante a reunião os guardas municipais apresentaram a ameaça de greve, mas durante conversa com o diretório do sindicato aceitaram que seja feita uma tentativa de negociação junto à Administração atual, será marcada uma reunião nos próximos dias com o Prefeito Municipal e o chefe da Autarquia Municipal, para passar a eles a situação em que se encontra a Guarda Municipal de Ipu e os anseios de seu efetivo, e ver qual a solução pode ser dada nesse momento.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsqXNj0W6UhfNa1sulpHWmObInqYFy4AE5iYsrIA2DeRTJK1Evi3dtghEWaqmZNebn_bgp00CQa0sirdUXs1HbREpTtrPbfR2OWilghVuetRig6Pc7CwAuO6IZB5ezmuSKO7hkIT644x0M/s1600/Reuni%C3%A3o+da+Guarda+de+Ipu_02.JPG)
O encontro contou com as presenças do Márcio Cruz, vereador e representante da categoria, único vereador Guarda Municipal do Brasil, e do Gda Honorato, presidente do Sindicato dos Guardas Municipais da Região Metropolitana de Fortaleza - SINDIGUARDAS. Márcio disse a imprensa local que o motivo da presença do Sindicato é exclusivamente para defender as causas dos Guardas Municipais de Ipu que segundo ele vem sofrendo a bastante tempo com o descaso por parte do poder público. "A nossa visita aqui é no intuito da abrir as portas, nós que entendemos que a Guarda Municipal deve ter um tratamento diferenciado, até mesmo porque é um órgão que presta serviço na segurança pública, onde no nosso estado saiu recentemente uma matéria dizendo que nosso estado é alarmante na questão da violência. E o município que investe na suas Guardas Municipais só quem ganha é a população. Estamos aqui justamente para alertar os gestores que uma guarda municipal forte e preparada vai coibir e muito a questão da criminalidade" disse Márcio Cruz, vereador de Fortaleza.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuSFFXFt9c-JtUHD3Gw3ojFsuM3_oJX8DmxajBGDsLDYSBn6TJ8__Mrwz3hJwlTAexwxdvv-AQx7NeRgb5wDCdHb0T7fLpfP8xmieAl9sw9ToP-kkkicz25e0vgkKdqZf5Yp7yPyrOVlbk/s1600/Reuni%C3%A3o+da+Guarda+de+Ipu_03.JPG)
Para Márcio o que está faltando para o gestor é boa vontade política. "Estamos aqui para alerta, porém se não formos bem sucedido iremos buscar o apoio da sociedade com o que agente sabe fazer que é manifestação e ação judicial. É inconcebível uma guarda municipal ganhar apenas um salário mínimo, porque tem uma lei específica sancionada pela presidente Dilma que diz que todos os Guardas Municipais no Brasil é para ser pago um adicional de risco de vida no valor de 30%. E aqui é um dos poucos municípios que ainda estão descumprindo essa lei. ressalta
O representante do SINDIGUARDAS disse que se não houver um entendimento com o poder executivo o sindicato irá procurar a justiça para que as exigências da lei sejam cumprida em Ipu. "Foi assim em Eusébio, Caucaia. A gente chega o gestor não dar ouvidos a gente vai para justiça e ganhamos a causa" ameça o parlamentar.
Já o diretor do Sindicato foi mais contundente e disse que ser contra a colocação de militares no comando do Guarda. "Iremos combater também aqui no município o assedio moral do comandante. Nós mandamos um oficio para ele e para o prefeito e ele tomou o oficio pra si e rasgou na frente dos companheiros. Isso pra nós é uma declaração de guerra, e de guerra nós entendemos" enfatiza Honorato.
Ouça a coletiva de imprensa concedida pelo representante do sindicato
fonte: IN