O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde desta terça-feira (5), vítima de complicações de um câncer na região pélvica, aos 58 anos, na capital Caracas.
O vice-presidente, Nicolás Maduro, anunciou, há pouco, em rede de rádio e televisão, a morte do presidente. Chávez não era visto desde dezembro do ano passado, quando foi submetido a uma cirurgia em Havana.
O chefe de Estado lutava contra um câncer desde junho de 2011. Nos últimos dias, o venezuelano estava sendo submetido a sessões de quimioterapia de forte impacto e a tratamentos complementários. Nesta tarde, o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, havia informado o agravamento do estado de saúde de Chávez.
Três mandatos como presidente da Venezuela
![]() |
Foto Reuters |
Novas eleições devem ser convocadas pelo vice-presidente em 30 dias. Em 2009, o presidente promoveu um referendo sobre o fim da limitação ao número de mandatos políticos, e chegou a falar sobre se manter no governo até 2021, ou mesmo 2030. Sob Chávez, a Venezuela teve uma redução da pobreza de 49,4% para 27,8%. A redução da desigualdade foi maior que a dos anos Lula no Brasil. Mas o mandatário também sofreu críticas por má gestão e pela violência.
Um dos maiores trunfos de Chávez na última eleição era o programa "Gran Misión Vivienda", uma espécie de versão custo zero (sem financiamentos) do programa brasileiro Minha Casa, Minha Vida que conta com, segundo números do governo da Venezuela, 272 mil beneficiários.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários abaixo não reflete nós nossos pensamentos Presidente: Araújo Neto